Engenharia 360

Protótipo de Motor Híbrido funciona sem vibrações

Engenharia 360
por Redação 360
| 07/01/2015 | Atualizado em 22/11/2022 2 min

Protótipo de Motor Híbrido funciona sem vibrações

por Redação 360 | 07/01/2015 | Atualizado em 22/11/2022
Engenharia 360

Durante anos o Dr. Nikolay Shkolnik inventor do inovador ciclo termodinâmico HEHC (High Efficiency Hybrid Cycle, ou Ciclo Híbrido de Alta Eficiência), vem explorando novas concepções quanto ao motor, como um motor com pistão líquido e um motor híbrido inovador que gasta 50% menos combustível do que um motor comum, e agora, ele apresentou o seu mais recente protótipo titulado de X Mini, um mini motor a gasolina com 70 cm³ de cilindrada.

motor híbrido | X Mini 70cc motor a gasolina de 4 tempos - Liquid Piston Inc
X Mini 70cc motor a gasolina de 4 tempos - Liquid Piston Inc

A vantagem consiste no fato de que, mesmo que um motor a gasolina de quatro tempos, como os que se usam em carros e motos, o X Mini tem um nível de vibração muito próximo à zero e isso só é possível porque o motor tem um mínimo de partes móveis, restritas ao rotor e o eixo excêntrico: "Com exceção das peças auxiliares, tais como injetores, bomba de combustível e bomba de óleo, não há nenhuma outra parte em movimento", garante Shkolnik.

O X Mini é baseado no pistão líquido e patenteado com o ciclo termodinâmico HEHC, que combina uma taxa de compressão elevada, volume de combustão constante (isocórico) e sobre-expansão, tem uma eficiência teórica de 75% com base em pressupostos padrão e análises de primeiros princípios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Até o momento, o X Mini demonstrou 3,5 cavalos de potência, rotações de 10.000 rpm e a capacidade de rodar um estado estacionário com refrigeração a ar. Quando totalmente aperfeiçoado a expectativa do motor é que pese 1,3 Kg (3 libras), produza mais de 5 cavalos de potência rodando até 15.000 rpm, além de ser 30% menor e mais leve do que os motores de pistão de quatro tempos parecidos.

O protótipo X Mini é uma tecnologia inovadora da “LiquidPiston” sendo multi-combustível, capaz de rodar com gasolina (ignição por centelha), além do diesel e JP-8 (ignição por compressão).

É certo que, o X Mini permitirá muitas aplicações por ser um motor pequeno, mais leve e mais silencioso, incluindo os equipamentos de jardim, geradores portáteis, ciclomotores, veículos aéreos não tripulados, robótica, energia marinha, poder auxiliar unidades para barcos, aviação e outros veículos.  Melhoradas as características de ruído, vibração e aspereza do motor, também irá aumentar o desempenho do produto, aumentar o conforto do operador e prolongar a sua aplicabilidade.

Veja Também: Foguetes com motor que dobra e carros elétricos que ficam meses sem carregar, o futuro chegou

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


+ Texto por Cherolee Ramos. 20 anos, finalista de Engenharia Mecânica e estudante técnica do curso de Petróleo e Gás, criadora do blog Mulheres na Engenharia e Engenharia da Meia Noite. Criadora da Page Engenharia de Salto e editora na Page Mulheres na Engenharia. Curiosa, gamer, amante da música e leitura, apaixonada por filmes, sustentabilidade, tecnologia e fotografia. Acredita na capacidade de realização, cultivando o amor a Deus e a família acima de tudo.


Quer ter seu texto publicado aqui? Nos envie por e-mail para contato@engenharia360.com e se o conteúdo for aprovado nós publicamos!

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo