Engenharia 360

MEC: como descobrir o conceito de um curso ou faculdade?

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/05/2022 4 min

MEC: como descobrir o conceito de um curso ou faculdade?

por Redação 360 | 26/05/2022
Engenharia 360

Abrimos a internet a qualquer hora e levamos uma chuva de anúncios pela tela do celular, TV, tablet ou PC. Muitos desses anúncios nos prometem cursos superiores realizados pouco tempo, a baixo custo, em instalações de qualidade e com professores de excelência. E é claro que ficamos tentados em aceitar essas ofertas. Por quê? Porque desejamos melhorar o nosso currículo rapidamente. Contudo, o “barato” e “fácil” pode sair caro e decepcionante. Pois podemos ficar anos nos sacrificando em nosso estudo para ganhar um diploma que não vai responder às nossas expectativas, com pouca preparação para o mercado.

Qual a saída? Seria, antes da inscrição para o vestibular, pesquisar a reputação da escola e dos cursos que ela oferece. E o melhor parâmetro que podemos usar para isso é a avaliação do Ministério da Educação (MEC). Continue lendo este artigo para saber mais!

avaliação do MEC
Imagem reproduzida de Blog da Estácio

A avaliação do MEC

É óbvio que, se é para ficar anos e anos estudando, o mínimo que se espera é uma formação acadêmica qualificada, de excelência, não é mesmo? Mas como é que vamos saber se conseguiremos, por meio da instituição de ensino que escolhemos, explorar todas as potencialidades possíveis da nossa área de estudo? Se vamos conseguir extrair o máximo de conhecimento e aprendizado das aulas? Se o corpo docente e a estrutura física da escola são adequados? E se o histórico e a base curricular são certas para a nossa formação?

Bem, esses questionamentos são mesmo muito úteis! O que podemos lhe dizer, por hora, é que os cursos superiores no Brasil são avaliados anualmente para saber quanto os alunos estão aprendendo ou qual o seu desempenho. Esse é o jeito de deixar registrado o quanto as instituições, por meio dos seus professores e mecanismos de ensino, conseguem ensinar. O MEC faz isso com base em sua regulamentação. Esclarecendo, se as faculdades brasileiras seguirem parâmetros definidos pelo Ministério, o principal responsável pela autorização para a criação de novos cursos no país, devem receber uma boa nota e, assim, provarem para o mercado que são mesmo qualificadas suficientes para ofertar cursos aos estudantes, formando profissionais bem preparados.

Então, se você começar um curso em uma faculdade com uma boa nota no MEC é provável que terá mais retorno desse investimento – e não estamos falando apenas financeiro, mas de tempo, certo?

avaliação do MEC
Imagem reproduzida de O Coletivo

As notas do MEC

O MEC avalia as instituições de ensino classificando-as de 1 a 5, significando, respectivamente, de menos satisfatório a maior nível de excelência. E como isso é feito? Através de avaliações específicas, como o ENADE. A saber, quando o conceito de um curso fica entre 1 ou 2, mesmo depois de uma segunda chance, o mesmo é descredenciado – e olha que diversos especialistas dizem que os índices teriam de ser até mais rigorosos.

Quer conferir essas informações disponíveis na internet? A consulta deve ser feita no sistema eletrônico e-MEC. Siga o passo a passo a seguir! Lembrando que quanto mais informações você der, mais refinada será a sua pesquisa!

avaliação do MEC
Imagem reproduzida de Unicesumar
avaliação do MEC
Imagem reproduzida de Luis Blog
  1. No endereço eletrônico do MEC, procure pela opção “Instituição de Ensino Superior”, depois “Nome, Sigla ou Código”, e preencha com o nome da faculdade de seu interesse.
  2. Digite o estado onde se localiza a instituição na aba “UF”. Os campos seguintes são opcionais.
  3. Em “Categoria Administrativa”, responda com as opções se a escola que você busca é municipal, estadual, federal ou privada, ou pule a etapa.
  4. Informe se a instituição é faculdade, universidade, instituto federal ou outro.
  5. O curso é na modalidade presencial ou à distância.
  6. E no campo “Índice” é possível filtrar os cursos oferecidos pela nota, de 1 a 5.
  7. Então, basta digitar o código informado, para atentar que você não é um robô, e apertar em “Pesquisar”.
avaliação do MEC
Imagem reproduzida de Normas ABNT

Os resultados vão aparecer no fim da página, abaixo de todos os campos preenchidos. Por exemplo, conceito de uma graduação específica, dados da universidade, histórico de índices da instituição de ensino, e mais. Especificamente as nota informadas devem mudar a cada 3 anos, de acordo com a realização das provas do ENADE, a avaliação do corpo docente e recursos didáticos-pedagógicos (CPC), além da realização do levantamento da diferença entre os desempenhos dos alunos concluintes dos cursos e os ingressantes (ENEM).

Veja Também: Confira o ranking das 7 melhores universidades do Brasil em 2022


As ações do MEC visa padronizar normas e implantar políticas públicas para melhoria da qualidade do Ensino Superior. E as avaliações do ensino conduzidas por esse Ministério devem servir de referência para você escolher faculdades da forma mais embasada possível!


Fontes: Blog Faculdade de Sensu, G1.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo