A graduação é um ótimo período para refletir o futuro e se preparar para tirar do papel os projetos profissionais. Uma maneira eficaz de fazer isso é por meio de uma empresa júnior. Mas, o que seria empresa júnior?
Sobre empresa júnior
A empresa júnior é uma associação civil com fins educacionais, criada por estudantes de graduação do ensino superior, podendo abranger mais de um curso. Ela não possui fins lucrativos e é gerida pelos próprios alunos. Por não constituir em si uma pessoa jurídica específica, é compreendida como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
O principal objetivo de uma empresa júnior é estimular o crescimento pessoal e profissional do aluno. Com custos operacionais e de tributação reduzidos, ela pode oferecer serviços de qualidade e a baixo custo, ajudando a desenvolver o empreendedorismo local.
Os principais clientes das empresas juniores são micro e pequenas empresas, que além de não terem acesso à consultoria sênior, costumam ter dificuldades de gestão. Por isso, é atribuído a elas grande importância no desenvolvimento empresarial e econômico do país.
O trabalho executado por uma empresa júnior é acompanhado e orientado por um professor da respectiva área de atuação, garantindo experiência aos alunos e excelência no serviço prestado. Empenhar-se nesse tipo de projeto faz com que o graduando tenha conhecimento do mercado e prática em empreendedorismo, desenvolvendo suas habilidades empresariais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Para ingressar em uma empresa júnior, o aluno participa do processo seletivo, que geralmente inclui prova de conhecimentos gerais, entrevista, redação e dinâmica de grupo. Dedicação, comprometimento e marketing pessoal demonstram o esforço em contribuir com o crescimento e desenvolvimento da empresa, contando pontos a favor do candidato.
Fontes: FEJESP - Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo e Sobre Administração.