Engenharia 360

Helicóptero Ingenuity, da NASA, faz o primeiro voo sobre Marte

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/04/2021 | Atualizado em 17/01/2023 2 min

A missão não tripulada 'Ingenuity' obteve sucesso. Este é o primeiro voo de um veículo controlado remotamente sobre a superfície de outro planeta.

Helicóptero Ingenuity, da NASA, faz o primeiro voo sobre Marte

por Redação 360 | 22/04/2021 | Atualizado em 17/01/2023

A missão não tripulada 'Ingenuity' obteve sucesso. Este é o primeiro voo de um veículo controlado remotamente sobre a superfície de outro planeta.

Engenharia 360

Foi na última segunda-feira, dia 19 de abril de 2021, que a missão do helicóptero não tripulado ‘Ingenuity’ obteve sucesso. Assim, foi realizado o primeiro voo de um veículo controlado remotamente sobre a superfície de outro planeta! A missão foi elaborada no Laboratório de Propulsão a Jato – JPL – da NASA – Agência Espacial estadunidense.

Mimi Aung, gerente de projeto da ‘Ingenuity’ relata que: “Agora podemos dizer que seres humanos voaram em uma aeronave em outro planeta”.

Apesar da força de expressão, certamente a missão é um marco que abre caminhos. Afinal, a NASA já avalia novos projetos de exploração de Marte, além de outros corpos celestes do Sistema Solar, como Vênus e Titã, a lua de Saturno.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Marte NASA
Concepção artística do veículo voador Ingenuity | Imagem extraída de Agência Brasil – EBC
Marte NASA
Helicóptero Ingenuity | Imagem extraída de BBC

Helicóptero sobrevoa Marte por 40 segundos

A tarefa do ‘Ingenuity’ consistia em subir três metros acima do solo. Depois, parar de girar durante 40 segundos. O helicóptero tem dois motores de 1,8 kg, e quatro pernas robóticas. A NASA também divulgou imagens do voo, feitas durante a cobertura do evento.

Helicóptero Ingenuity sobrevoa Marte.  Fonte: CNN Brasil.
Helicóptero Ingenuity sobrevoa Marte | Imagem de CNN Brasil
Marte NASA
Helicóptero Ingenuity | Imagem extraída de Oficina da Net

Embora pareça simples, o sucesso da missão causou grande euforia entre os gerentes da missão, no Laboratório de Propulsão a Jato. Entre gritos e aplausos, o evento foi bastante celebrado. Assista como foi este momento histórico no vídeo a seguir:

Conte-nos, nos comentários, se você também é um super fã da exploração espacial e o quanto ficou emocionado com mais esta conquista – estamos curiosos!


Fonte: CNN Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo