Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Havaí quer atingir 100% de energia renovável até 2045

por Larissa Fereguetti | 16/07/2015
Copiado!

Recentemente, noticiamos aqui no BDE que a Costa Rica está perto de alcançar 100% de energia renovável em sua matriz energética. Agora, o Havaí quer se tornar o primeiro estado dos Estados Unidos com 100% de energia renovável.

Imagem: manoa.hawaii.edu

Imagem: manoa.hawaii.edu

A meta veio de um projeto de lei e consiste em tornar o Havaí abastecido apenas por energia renovável até 2045. As fontes de energia serão provenientes de hidrelétrica, biomassa, geotérmica, marinha, solar e eólica. Até 2030, o Havaí espera ter 40% da energia obtida por fontes renováveis.

Um dos objetivos é fazer com que o estado tenha menor dependência de petróleo, reduzindo também os gastos com a importação do mesmo.

Diferente da Costa Rica, que possui toda uma estrutura voltada para a sustentabilidade, o Havaí precisa de um esforço enorme para atingir 100% de energia renovável. Como vai alcançar a meta o governo ainda não sabe, mas conta com o tempo e com as tecnologias futuras, principalmente as de armazenamento.

Atualmente, 23% da energia do estado é proveniente das fontes eólica e solar.

Imagem: holykaw.alltop.com

Imagem: holykaw.alltop.com

A tendência é que cada vez mais países, estados e cidades busquem inserir fontes de renováveis em sua matriz energética.

A cidade alemã de Munique, por exemplo, tem a meta de ter 100% de energia renovável até 2025.

O estabelecimento de metas como essas tornou-se possível devido a “pressão sustentável” mundial, evidenciada por convenções globais como a Rio +20 e tantas outras, e também pelo desenvolvimento de tecnologias capazes de tornar a obtenção de energia de fontes renováveis mais barata e mais eficiente.

Referências: Scientific American; Greentechmedia.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários