Recentemente, noticiamos aqui no BDE que a Costa Rica está perto de alcançar 100% de energia renovável em sua matriz energética. Agora, o Havaí quer se tornar o primeiro estado dos Estados Unidos com 100% de energia renovável.
A meta veio de um projeto de lei e consiste em tornar o Havaí abastecido apenas por energia renovável até 2045. As fontes de energia serão provenientes de hidrelétrica, biomassa, geotérmica, marinha, solar e eólica. Até 2030, o Havaí espera ter 40% da energia obtida por fontes renováveis.
Um dos objetivos é fazer com que o estado tenha menor dependência de petróleo, reduzindo também os gastos com a importação do mesmo.
Diferente da Costa Rica, que possui toda uma estrutura voltada para a sustentabilidade, o Havaí precisa de um esforço enorme para atingir 100% de energia renovável. Como vai alcançar a meta o governo ainda não sabe, mas conta com o tempo e com as tecnologias futuras, principalmente as de armazenamento.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Atualmente, 23% da energia do estado é proveniente das fontes eólica e solar.
A tendência é que cada vez mais países, estados e cidades busquem inserir fontes de renováveis em sua matriz energética.
A cidade alemã de Munique, por exemplo, tem a meta de ter 100% de energia renovável até 2025.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O estabelecimento de metas como essas tornou-se possível devido a “pressão sustentável” mundial, evidenciada por convenções globais como a Rio +20 e tantas outras, e também pelo desenvolvimento de tecnologias capazes de tornar a obtenção de energia de fontes renováveis mais barata e mais eficiente.
Referências: Scientific American; Greentechmedia.
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.