Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Entenda como Costa Rica se aproxima de 100% de energia renovável

Engenharia 360

2 min

POR Colaboradores BDE 26/04/2015

A meta de Costa Rica é limpar sua matriz energética. Nos primeiros 75 dias deste ano o país utilizou apenas energia renovável em seu abastecimento. Como Costa Rica conseguiu realizar esta façanha? Por que o Brasil ainda não chegou lá?

Imagem: robertsoncooper.com

Imagem: robertsoncooper.com



A resposta é simples. Um período de fortes chuvas contribuiu para que as represas de Costa Rica ficassem cheias. Além disso, fontes de energia geotérmica, eólica, solar e biomassa contribuíram para o abastecimento energético, evitando o uso de combustíveis fósseis. No país, 80 % da matriz energética é composta por hidrelétricas e 20% por outras fontes renováveis, sendo que uma usina é abastecida pelo vapor de um vulcão que se encontra dormente.
Imagem: consciouslifenews.com

Imagem: consciouslifenews.com


Mas, o problema é o mesmo encontrado no Brasil: se faltar água, o abastecimento energético fica comprometido. Por isso, Costa Rica está investindo em energia eólica e geotérmica. O programa de energias limpas de Costa Rica é conhecido como 4E: Energías Renovables y Eficiencia Energética en Centroamérica. Este programa, como o nome diz, foca em projetos e implementação de energias renováveis, além de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
Não só ambientalmente correta no setor energético, Costa Rica também tem destaque em seus esforços para a preservação ambiental. Não dá para comparar Brasil e Costa Rica, principalmente pela extensão territorial e pelo número de habitantes, mas podemos fazer algumas ponderações. Mesmo com um número pequeno de habitantes como em Costa Rica (aproximadamente 5 milhões), é difícil um país alcançar 100% de energia renovável.


Leia também: Pequenas Centrais Hidrelétricas garantem nossa energia 


De acordo com o Balanço Energético Nacional, em 2013 o Brasil teve 42,4% de participação de energias renováveis na matriz energética. Recentemente, a geração de energia eólica também teve um crescimento, além do maior uso de biocombustíveis, ambos contribuindo para esta porcentagem.
Fonte: Balanço Energético Nacional (2013) - Ministério de Minas e Energia

Fonte: Balanço Energético Nacional (2013) – Ministério de Minas e Energia


O que ainda deixa um pouco a desejar no país, embora a situação esteja mudando, é a necessidade de diversificação da matriz energética. A escassez hídrica ameaçando o fornecimento de energia elétrica deixa claro como não podemos depender apenas de uma fonte para abastecimento. A expectativa é de que, em alguns anos, o Brasil amplie seu potencial em energias renováveis a ponto de suportar toda a demanda nacional de energia, assim como Costa Rica.
Referências: Programa 4E; Veo Verde; BBC; Ministério de Minas e Energia; Balanço Energético Nacional (2013).

biocombustíveis
Costa Rica
energia biomassa
energia eólica
energia geotérmica
energia hidráulica
energia renovável
Energia Solar

Colaboradores BDE

mais
Imagem padrão usuário Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Guia de salários da Engenharia 2019: confira quanto ganha cada profissional
iPhone 11, Watch, Arcade, iPad... Veja todos os lançamentos que a Apple anunciou! [ATUALIZADO]
Pesquisadores desenvolvem ferramenta portátil para detecção de cianotoxinas
Substituição no anodo de grafite pode melhorar as baterias recarregáveis
Bombeamento de água subterrânea interfere na vazão de rios: veja efeitos nos EUA
Curso de especialização na Europa pode ser mais barato que um MBA no Brasil

Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados