Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça Gwynee Shotwell: presidente e COO da empresa de exploração espacial SpaceX

por Rafael Panteri | 18/03/2021

Ela é bacharel em Artes/Ciências pela Universidade de Northwestern, onde também realizou seu mestrado em Ciência

SpaceX é uma das empresas de exploração espacial mais conhecidas atualmente. Liderada por Elon Musk, o objetivo da companhia é levar habitantes para outros planetas. Para contemplar essa meta, Musk sabe que é necessária uma equipe poderosa. Hoje, o principal nome do time é Gwynne Shotwell – presidente e COO (Diretora de Operações) da SpaceX.

Shotwell nasceu em Evanston, Illinois, em Novembro de 1963. É bacharel em Ciência pela Universidade de Northwestern,  onde também concluiu seu mestrado em Engenharia Mecânica e Matemática Aplicada. Depois de mostrar sua competência em outras empresas de exploração espacial, Gwynne se juntou à SpaceX em 2002 como VicePresidente de Desenvolvimento de Negócios.

Hoje, como presidente, a engenheira é responsável pelas operações do cotidiano e por coordenar as relações estratégicas necessárias para o crescimento de empresa. Para Gwynne, as concorrentes são lentas em inovação e se acomodaram com o sucesso precoce. Quando a SpaceX foi fundada, em 2002, a concorrência já estava consolidada, com foguetes poderosos e funcionais. Mas pararam no tempo.

Shotwell em palestra na NASA - Imagem do site da NASA
Shotwell em palestra na NASA – Imagem do site da NASA

Em entrevista, Shotwell afirma que “engenheiros pensam melhor quando são empurrados ao máximo para fazer coisas grandes em um período curto de tempo, com poucos recursos”. Disparou ainda que não vê motivação ou interesse nas outras empresas – “eles têm uma tonelada de dinheiro, e não estão fazendo muita coisa”.

Sua crítica é feita com propriedade. Desde que Gwynne se tornou presidente da empresa, a SpaceX  já enviou mais de 700 satélites para seu projeto Starlink; foi a primeira companhia privada a enviar astronautas à orbita terrestre; e teve um dos maiores crescimentos nos últimos 10 anos.

A engenheira é reconhecida no mundo todo pela sua competência. Já apareceu três vezes nas listas da Forbes (revista estadunidense de negócio e economia):

A SpaceX ainda tem muitos desafios pela frente. Recentemente, alguns de seus experimentos ficaram famosos na internet depois que foguetes não tripulados explodiram. Mas Gwynne está animada com o futuro da empresa e o rumo que Elon Musk e ela estão tomando.

Fontes: Womens History, Forbes

Leia também: Conheça a engenheira Cristina Junqueira, co-fundadora do Nubank

E para você, como deve ser um perfil de líder? Deixe nos comentários

Comentários

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.