Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Pôquer vira disciplina disputada em universidade

por Eduardo Mikail | 30/01/2014

poker-blog-da-engenharia 

Seguindo modelos de universidades internacionais, a Unicamp passou recentemente a ofertar o pôquer como disciplina eletiva. O esporte com alta carga estratégica procura passar, como matéria, os conhecimentos de jogo para a vida profissional dos alunos do campus de Limeira.
Uma vez que o jogo ensina a compreender adversários, ser paciente ao tomar decisões e, ao mesmo tempo, saber a hora de assumir medidas agressivas, suas características podem ser deslocadas para o dia a dia de uma empresa. Ou seja, os fundamentos do pôquer podem ser utilizados para executar projetos e liderar pessoas.
Na Unicamp, a matéria abriu inicialmente uma turma com 60 vagas e se viu obrigada a crescer, chegando a 130 alunos. Neste semestre, devido ao alto número de inscritos, a Universidade deverá criar uma nova turma.
Em entrevista ao UOL, o professor responsável Cristiano Torezzan, que é matemático, explicou que o curso é voltado a pessoas que deverão liderar projetos e equipes e que irão, portanto, tomar decisões.  Assim sendo, segundo ele, “o pôquer é um bom laboratório para exercitar este tipo de habilidade”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Não queremos formar jogadores de pôquer, mas pessoas que vão liderar projetos e equipes”, explica Torezzan.

O professor Torezzan incentiva seus alunos a jogarem pôquer de forma online. Ele interpreta ser muito importante a compreensão do jogo para além da teoria: “Parte da avaliação da disciplina será baseada no desempenho dos alunos em torneios gratuitos online entre a própria turma”.
Quem também concorda com isso é Carlos Mavca, jogador de pôquer profissional e autor do livro “Poker”. Ele afirma que o esporte já foi considerado como de azar, mas essa ideia não existe mais. No jogo existem fundamentos estratégicos e matemáticos que podem ajudar na hora de dar passos importantes, já que um bom jogador é capaz de analisar uma infinidade de informações em pouco tempo.
“O pôquer te faz compreender como funcionam as mentes das pessoas ao seu redor, como pensam seus adversários e te faz agir de acordo com cada pensamento, para que, no final, eles acabem fazendo o que você quer. Assim, pode-se levar isso para a sua vida pessoal e profissional”, acredita Mavca.
*Dica do leitor Marcos Souza.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário, tem o empreendedorismo como estilo de vida. Já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje é sócio-fundador da Mikail Engenharia, além do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e maiores veículos especializados no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Adora viajar e adquirir conhecimento, pois acredita que é a maior riqueza do ser humano. Busca constantemente transformar as dificuldades em desafios. Segue lá no Instagram @eduardomikail