Engenharia 360

Gigante da Engenharia: as Curiosidades por trás das Obras do Maracanã

Engenharia 360
por Andrey Lucena
| 02/02/2017 | Atualizado em 09/06/2023 4 min
Imagem de Arne Müseler, via Wikipédia

Gigante da Engenharia: as Curiosidades por trás das Obras do Maracanã

por Andrey Lucena | 02/02/2017 | Atualizado em 09/06/2023
Imagem de Arne Müseler, via Wikipédia

As obras de construção do Maracanã começaram em 2 de agosto de 1948. Antes disso, o espaço era um terreno onde eram disputadas corridas de cavalos.

Engenharia 360

As obras de construção do Maracanã começaram em 2 de agosto de 1948. Antes disso, o espaço era um terreno onde eram disputadas corridas de cavalos.

Todo mundo conhece ou já ouviu falar sobre o estádio do Maracanã. Pouca gente sabe, contudo, a história por trás desse gigante da engenharia. As obras da sua construção começaram em 2 de agosto de 1948. Antes disso, o espaço onde o estádio foi erguido era um terreno do Derby Club onde eram disputadas corridas de cavalos.

estádio do maracanã
Imagem Derby Club, o pré Maracanã, via Diário do Rio

As principais curiosidades sobre o Maracanã

Construído basicamente em concreto armado, foi um desafio na época concretar toda a estrutura. Utilizou-se de muita mão-de-obra e foi uma das obras que registrou um grande número de acidentes. Devido ao alto custo na locação ou compra de guindastes, a obra teve que contar com movimentações realizadas por tração animal e humana, tornando a construção mais exaustiva e demorada. Além do desafio de construir uma estrutura dessa proporção, a obra sofreu com disputas políticas que aconteciam no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto vencedor previa um estádio para 155.250 pessoas, sendo 93 mil lugares com assento, 31 mil lugares para pessoas em pé, 30 mil cadeiras cativas, 500 lugares para a tribuna de honra e 250 camarotes. O estádio ainda contava com uma tribuna de imprensa com espaço para vinte cabines de transmissão, trinta e dois grupos de sanitários e trinta e dois bares. No total, a área coberta do estádio atingiria 150 mil m², com altura total de 24 m.

estádio do maracanã
Imagem projetista Maracanã, via Diário do Rio

O início das obras do Maracanã

As obras iniciaram-se em 2 de agosto de 1948, data do lançamento da pedra fundamental. Trabalharam na construção cerca de 1.500 homens, tendo se somado a estes mais 2.000 nos últimos meses de trabalho. Apesar de ter entrado em uso em 1950, as obras só foram completadas em 1965. Os arquitetos responsáveis pela elaboração do projeto foram Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valderano, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro.

estádio do maracanã
Imagem Maracanã em 1949, via Diário do Rio

Projeto original

Em seu projeto original, o Maracanã tinha formato oval, medindo 317 metros em seu eixo maior e 279 metros no menor. Media 32 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares, e a distância entre o espectador mais distante e o centro do campo era de 126 metros. A cobertura protegia parcialmente as arquibancadas em toda a sua circunferência.

Na cobertura, foram montados refletores que funcionavam a vapor de mercúrio. De 1962 até as reformas realizadas na década de 2000, a medida do gramado era de 110 por 75 metros. Havia um fosso que separava o campo das cadeiras inferiores, com três metros de profundidade e bordas em desnível. O acesso ao gramado dava-se através de quatro túneis subterrâneos que começavam nos vestiários. Existiam cinco vestiários no estádio, sendo normalmente utilizados apenas três: um para cada time que disputava uma partida de futebol e outro para a arbitragem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A inauguração do Maracanã

A inauguração do Maracanã aconteceu em 16 de junho de 1950. O jogo foi entre as seleções carioca e paulista. São Paulo venceu por 3 a 1, mas o primeiro gol da história do Estádio foi marcado pelo carioca Didi, que jogava no Fluminense e na Seleção Brasileira. No entanto, na noite anterior à partida oficial, houve uma pelada entre os engenheiros e os operários que trabalharam na construção do estádio. Quando foi inaugurado, o Maracanã era o maior estádio do mundo e comportava quase 200 mil pessoas.

estádio do maracanã
Imagem primeiro jogo do Brasil no Maracana em 1950 contra o Mexico, via Diário do Rio

O Maracanã na atualidade

Por ser um estádio gigantesco, ele foi fechado várias vezes para reformas, a fim de receber solenidades como o Mundial de Clubes de 2000, abertura da Copa do Mundo de Futebol, Jogos Pan-Americanos e, mais recentemente, os Jogos Olímpicos.

Gigante da Engenharia: as Curiosidades por trás das Obras do Maracanã
Imagem Cerimônia de encerramento Rio 2016, de JP Engelbrecht, por Prefeitura do Rio, via Diário do Rio

Atualmente, o Maracanã tem capacidade para 78.838 pessoas e conta com gramado natural. Para a Copa do Mundo de 2014, foi executado um projeto que substituiu a cobertura original do estádio, de concreto, que foi inteiramente demolida. A nova cobertura é feita de uma membrana tensionada que cobre 95% dos assentos. Além disso, o tom acinzentado voltou a ser a principal cor externa do estádio, que passou a possuir um único nível de assentos em substituição aos dois anéis originais. As novas cadeiras seguem um padrão de cores, com o amarelo próximo do campo, seguido por tons de azul e branco distribuídos quase aleatoriamente em setores mesclados.

estádio do maracanã
Imagem de Arne Müseler, via Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Maracana_2022.jpg

E você, já foi assistir a uma partida ou um show nesse gigante da engenharia? Conte-nos sobre sua experiência nos comentários.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: O Globo, Diário do Rio.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Andrey Lucena Santos

Redator colaborador do Engenharia 360.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo