Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que deve ser feito depois de uma Manutenção Preventiva?

por Kaíque Moura | 03/02/2017
Copiado!

Nas indústrias, é comum que em um determinado dia as linhas de produção parem de produzir para ser realizada a manutenção preventiva em seus equipamentos. Uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias, elas acontecem conforme um sincronizado alinhamento entre produção e manutenção, levando em conta alguns aspectos como desempenho dos equipamentos, programação da produção, entre outros.
 

A manutenção preventiva permite que os equipamentos mantenham ou melhorem o seu desempenho. (Fonte: Shutterstock)


Depois de feita a manutenção, é de extrema importância fazer algumas verificações. Sempre após a liberação de uma máquina ou equipamento, ao término de qualquer tipo de intervenção planejada ou programada, é importante que Manutenção e Produção façam um acompanhamento de alguns dias para avaliação dos resultados.
Esse acompanhamento deve ser feito por todos os envolvidos da Manutenção (PCM, gestores e técnicos), de maneira a acompanhar se todas as atividades executadas surtiram os resultados esperados ou, se for o caso, a necessidade de alguns ajustes. Esse trabalho é importante para realçar o comprometimento da equipe com os resultados e também ajuda no reconhecimento da Produção com a área da Manutenção.
 

É importante registrar todas as informações coletadas nas inspeções nas ordens de serviço. (Fonte: Shutterstock)


Todas as manutenções preventivas são previamente programadas pela equipe de PCM da fábrica. Assim, todas as verificações e acompanhamentos devem ser registrados nas ordens de serviço, afim de que seja gerado um histórico de inspeção e serviço, enriquecendo o acervo técnico da fábrica.
Todos os registros das manutenções realizadas são muito importantes pois gera um rico banco de dados com informações suficientes que norteiam a gestão e o PCM na condução das futuras intervenções – independentemente do tipo de manutenção a ser executada, é nessa base de dados que futuras decisões se baseiam.
Com isso, busque realizar uma Manutenção Preventiva eficaz e aponte tudo o que for observado no decorrer do funcionamento dos equipamentos. Isso contribuirá para que os setores permaneçam unidos e fortalecidos (PCM, produção e manutenção), contribuindo assim para o atingimento de metas e objetivos da fábrica.
 

Lembre-se: equipes unidas são garantia de metas alcançadas! (Fonte: Shutterstock)

Copiado!
Engenharia 360

Kaíque Moura

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Comentários