Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

GE inaugura Centro de Pesquisas no Brasil

por Eduardo Slabocicor Cavalcanti | 19/11/2014
Copiado!

No último dia 13 ocorreu o evento de inauguração oficial do primeiro Centro de Pesquisa Global da GE no Brasil, na Ilha do Bom Jesus (dentro do campus da UFRJ). Com 24 mil m² de área construída, sendo metade composta pelos seus laboratórios, irá empregar cerca de 400 pesquisadores até 2020, buscando desenvolver novos produtos e soluções aplicadas aos desafios locais.

GE-Centro-Global-de-Pesquisas-RJIMG_0705

Foto: Eduardo Slabocicor Cavalcanti – Blog da Engenharia®


Por mais de cem anos, os Centros de Pesquisas tem sido o grande motor de inovações da companhia. No Brasil será investido mais de 1 bilhão de reais em recursos para o desenvolvimento de pesquisas e inovações.

  • Crotonville Rio

O consagrado centro de desenvolvimento de líderes globais, chamado de “universidade corporativa” finalmente aterrissa em solos tupiniquins, após graduar centenas de profissionais ao redor do mundo, inclusive os 12 CEO’s que já passaram pela GE. Todo o seu conteúdo é desenvolvido mundo afora pela GE, e cerca de 30% é adaptado às necessidades locais.

image

Foto: Eduardo Slabocicor Cavalcanti – Blog da Engenharia®


Crotonville é a sexta filial da primeira universidade corporativa do mundo, criada em 1956 pela GE, em New York (EUA). É um espaço super criativo que ocupa o terceiro andar do novo centro, além de contar com o “learning campus” que busca promover atividades na praia e com escolas de samba, conectando líderes, colegas e compartilhando experiências culturais.

“GE Crotonville: Construindo um mundo melhor. Um líder de cada vez.”

Infraestrutura: A Crotonville Rio conta com 20 salas que têm a capacidade para treinar até 300 pessoas ao mesmo tempo, com 85 opções de cursos que podem durar de 1 dia a 2 anos.

  • Centro de inovações em tubos flexíveis

Divido em duas áreas:

  • Ensaios em escala real: Simulação da vida em serviço dos materiais com ensaios que duram até 2 anos, com testes de resistência à colapso e ensaios destrutivos para simular as pressões máximas que esses tubos podem resistir.

  • Área de testes: Local onde são desenvolvidos os protótipos em menor escala e conta com laboratórios para os mais diversos tipos de ensaios, dentre eles: Ensaios estáticos, laboratório de fadiga, ensaios mecânicos de impacto, trabalho com alta pressão (autoclaves de até 1000atm), área de microscopia (preparação e análise de amostras).

Confira só este vídeo exclusivo do espaço:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=6UqTDC3RMSw]

  • Petróleo e Gás

Uma das principais divisões da GE é a de petróleo e gás. O Centro de Pesquisas está liderando os esforços e os avanços tecnológicos da perfuração offshore em águas profundas. Águas ultra profundas criam desafios únicos. A GE está trabalhando em áreas como a perfuração, processamento submarino e garantia de escoamento, permitindo aos operadores produzirem mais petróleo, a um ótimo custo-benefício e, ao mesmo tempo, protegendo o meio ambiente.Foi incrível ver como alguns destes equipamentos de medição e controle estão sendo aplicados na indústria em um dos espaços do Centro de Pesquisas.

GE-Centro-Global-de-Pesquisas-RJIMG_0700

Foto: Eduardo Slabocicor Cavalcanti – Blog da Engenharia®


O evento contou com a presença do presidente e CEO mundial da GE, Jeff Immelt, do presidente da companhia na região, Reinaldo Garcia, do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauro Borges, do governador, Luiz Fernando Pezão, do prefeito Eduardo Paes, e também dos principais executivos da companhia no Mundo e na América Latina.
GE-7846

Luis Fernando Pezão, governador do Estado do Rio de Janeiro; Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Jeff Immelt, CEO mundial da GE; e Mauro Borges, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Foto: Divulgação/GE


O local por si só proporciona uma experiência incrível, a começar pela arquitetura do prédio que é simplesmente fantástica e nos faz imaginar que estamos em qualquer lugar, menos no Brasil. Sabe aqueles filmes de ficção científica que têm aqueles laboratórios de desenvolvimento ultra-secretos? Me senti em um desses! Durante o evento de inauguração a GE promoveu algumas atividades muito interessantes e divertidas em 4D, onde pude “mergulhar” pelas entranhas de uma base petrolífera no meio do mar, virtualmente é claro.
GE-Centro-Global-de-Pesquisas-RJIMG_0704

Foto: Eduardo Slabocicor Cavalcanti – Blog da Engenharia®


 
É realmente muito gratificante para nós brasileiros sabermos que existem companhias deste porte buscando investir e desenvolver profissionais do nosso país. E mais incrível ainda ver como serão os #PostaisDoFuturo que a GE está imaginando por aqui. E para você, como será a tecnologia do futuro?

 
 
 
 
 

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Slabocicor Cavalcanti

Empresário, empreendedor e alucinado por conhecimento, escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Formado em Engenharia Civil porém atua diretamente com diversas áreas da engenharia, e cursa MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

Comentários