Engenharia 360

Inspiração para você! Descubra quais as grandes empresas que nasceram em meio a crises financeiras

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/10/2021 | Atualizado em 17/01/2023 4 min

Se você pensa que não pode empreender em um projeto em meio à crise financeira, pode estar enganado. Conheça 14 empresas que deram a volta por cima!

Inspiração para você! Descubra quais as grandes empresas que nasceram em meio a crises financeiras

por Redação 360 | 14/10/2021 | Atualizado em 17/01/2023

Se você pensa que não pode empreender em um projeto em meio à crise financeira, pode estar enganado. Conheça 14 empresas que deram a volta por cima!

Engenharia 360

Vivemos momentos difíceis, sem dúvidas. Os desafios são tantos que às vezes até nos desanimamos ou passamos a desacreditar da nossa própria capacidade. E justamente pensando que você também possa se sentir desse mesmo jeito, resolvemos trazer uma lista especial. Trata-se dos nomes de algumas das maiores empresas do mercado global que nasceram ou cresceram justamente nos períodos financeiros menos favoráveis da história. Elas superaram crises e hoje são grandes inspirações de empreendedorismo! Veja no texto a seguir!

Histórias de sucesso de empresas do mercado global

O que você faz em um momento de recessão financeira? Cancela os seus planos? Sim, entendemos você! Com tantas incertezas fica difícil ser alegre e otimista! E qual a dica dos especialistas no assunto? Manter o foco, ser ágil e não deixar nenhuma boa oportunidade passar! Abra os seus horizontes, expanda seu leque de possibilidades e olhe para direções que não se permitia antes – vai saber o que pode encontrar. Digamos que todo grande empreendedor precisou, um dia, também dar alguns passos para trás e recomeçar ou se adaptar a uma nova realidade. No fim das contas, muitos deles conseguiram até ultrapassar a concorrência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

empresas
Imagem extraída de Pixabay

General Eletric (1892)

Durante a sua existência, sobreviveu a várias recessões. Por exemplo, já perto do seu lançamento, com o “Pânico de 1880”, houve uma queda de 40% da sua produção. Contudo, mais de um século depois, a empresa permanece em funcionamento.

Disney (1929)

Em meio à Grande Depressão, os irmãos Walt e Roy Disney deram um pontapé inicial em seus planos, apresentaram o Mickey Mouse, criaram a Walt Disney Productions e fizeram os seus negócios crescerem. A saber, seu primeiro longa-metragem de animação – Branca de Neve e os Sete Anões – foi lançado logo após a crise econômica amenizar.

General Motors (1908)

Entre 1904 e 1908, o fundador da Marca, William Durante, fez significativos experimentos nos negócios. Ele decidiu lançar a GM como uma holding para adquirir ainda mais fabricantes de automóveis. Essa estratégia serviria bem à empresa, pois ela se tornaria uma das maiores corporações automobilísticas da história do mundo.

IBM (1911)

Criada por Charles Flint, nesta época, era conhecida como ‘Computing-Tabulating-Recording Company’. A empresa começou a vender máquinas comerciais e de negócios bem no meio de um longo pânico de dois anos, e prosperou. Logo virou IBM, se tornando a líder em tecnologia, sendo suporte a uma revolução digital.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

HP (1939)

Esta foi uma fase de grande recessão, com o declínio do PIB. Mas William Hewlett e David Packard, fundadores da HP, traçaram um novo plano de negócios, construindo, assim, uma das maiores potências mundiais em computadores.

Apple e Microsoft (1975)

Mais uma vez, os Estados Unidos entravam em recessão. Steve Jobs dava os primeiros passos com a Apple. E foi também nesta época que Bill Gates e Paul Allen, que abandonaram a faculdade, desenvolveram o conceito de computação fácil de usar para residências e escritórios. Isso eliminaria alguns dos mais altos limites para que as empresas aproveitem a tecnologia e abriria um novo caminho para que a Microsoft se tornasse uma das empresas mais valiosas do mundo. E em 2000, outra fase de economia desfavorável, Jobs retornou à Apple, lançando o icônico iPod.

Netflix (1997)

Isso foi muito antes da bolha das pontocom, que levou de arrasto várias transações comerciais. A Netflix foi capaz de resistir à tempestade e aproveitar sua capacidade de inovação e criatividade para se tornar uma pioneira em streaming de vídeo sob demanda para o consumidor.

Airbnb (2008)

Os donos do Airbnb, Brian Chesky e Joe Gebbia, estavam dormindo em um colchão de ar em sua sala de casa. De repente, se viram abrindo uma empresa e renovando o mercado de alojamentos de curto prazo. Tudo foi graças a um financiamento de VCs aprovado que, posteriormente, teve um excelente crescimento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

WhatsApp (2009)

Neste mesmo ano, o aplicativo de mensagens criptografadas foi criado por dois ex-funcionários do Yahoo. Mais tarde, o Facebook comprou o aplicativo, que agora tem mais de 2 bilhões de usuários globais.

Slack (2009)

Já o aplicativo de mensagens de trabalho, Slack, foi criado pelo cofundador do Flickr, Stewart Butterfield. E, durante a Pandemia do Covid-19, aumentou expressivamente o seu número de usuários devido a diversas empresas que mandaram seus funcionários para casa.

Uber (2009)

Os empresários do Uber também fundaram sua empresa neste período. Desde então, a gigante do compartilhamento de viagens se expandiu internacionalmente em várias plataformas, incluindo serviço de entrega de comida, serviço de compartilhamento de bicicletas e scooters, além de serviço de equipe de trabalho temporário.

Instagram e Pinterest (2010)

Este aplicativo de mídia social foi idealizado por Kevin Systrom e Mike Krieger. Agora, tem mais de 400 funcionários e mais de 120 milhões de usuários. E neste mesmo, no mesmo ano, ainda tivemos a criação do Pinterest, um site e aplicativo que lembra uma página de recados digital.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Então, o que achou desta relação de empresas que sobreviveram à crise? Concorda que “a necessidade é a mãe de todas as inovações”? E mesmo diante do aumento do desemprego e de pedidos de falência, mantenha-se atento às oportunidades empreendedoras, com ideias de ferramentas e serviços que podem te ajudar a se adaptar às novas tendências.


Fontes: On Deck, Medium, INC, Forbes, Fox Business.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo