Enquanto você pedala agressivamente morro acima, sua garrafa também trabalha pesado, se enchendo de água sozinha. Esta é a Fontus, dispositivo que pega a umidade do ar e consegue produzir água limpa e potável em menos de uma hora.
Criada pelo designer austríaco Kristof Retezár, a Fontus foi desenvolvida para auxiliar pessoas em lugares com escassez de água.
Ao invés de procurar uma solução complexa para o sistema de purificação de água, Retezár preferiu focar em algo mais simples e portável. "Isto é simplesmente a condensação da umidade que está contida no ar", afirmou o designer na apresentação de seu novo aparato.
Cientificamente, a garrafa Fontus funciona da seguinte maneira: quando a o ar úmido entra no aparelho, ele se choca com uma série de ressaltos, que atuam como obstáculos para reduzir bruscamente a velocidade deste o fluxo de ar, desta forma, o vapor se condensa e se transforma em pequenas gotas d'água.
A função da bicicleta é justamente de pressurizar com eficiência a entrada do ar, para que uma quantidade de água relevante possa ser capturada. Toda essa estrutura do condensador necessita de energia elétrica para seu funcionamento, por isso um pequeno módulo solar vem instalado na parte de cima da garrafa, já sendo o suficiente para dar autonomia para a bateria embutida.
Sob condições ideais, que seria com a umidade relativa do ar entre 80 e 90%, um garrafa regular consegue ficar completamente cheia em cerca de meia hora, o que já torna o feito impressionante. Apesar disso, o austríaco revela que o protótipo ainda pode melhorar significativamente. Atualmente, a Fontus consegue filtrar macroestruturas, como insetos e poeira, entretanto micropartículas ainda não são retidas com 100% de precisão, fato que será corrigido até a versão final.
A previsão é que a garrafa chegue ao mercado no segundo semestre de 2016, custando cerca de 100 dólares (cerca de 400 reais na cotação atual). Em um cotidiano cada vez mais envolvido com sustentabilidade e meio-ambiente, a garrafa Fontus surge como uma interessante inovação aos adeptos da bicicleta, público que vem crescendo absurdamente ao longo dos anos, principalmente na Europa.
Fonte: BikeRadar
VER COMENTÁRIOS