Engenharia 360

Foguetes com motor que dobra e carros elétricos que ficam meses sem carregar, o futuro chegou

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/06/2022 | Atualizado em 10/07/2022 3 min

Foguetes com motor que dobra e carros elétricos que ficam meses sem carregar, o futuro chegou

por Redação 360 | 21/06/2022 | Atualizado em 10/07/2022
Engenharia 360

O homem não se contenta com a vida que tem, desejando ir além. Mas até onde será que conseguiremos chegar com as tecnologias que temos disponíveis hoje? Bom, na verdade, podemos até alcançar marcas que nem imaginávamos. Pois, neste momento, os cientistas detêm inovações ainda não conhecidas ou disponibilizadas pela maioria de nós. Contudo, é provável que isso possa impactar logo nossas vidas e mudar o destino do nosso futuro!

O futuro chegou, prova disso são as tecnologias apresentadas a seguir!

Motor que dobra

Hoje, quase todo mundo já ouviu falar da empresa SpaceX, do famoso empresário Elon Musk. Pois bem, recentemente, ela se uniu à organização sem fins lucrativos Limitless Space Institute para desenvolver uma pesquisa muito especial. É difícil explicar em poucas palavras seu desafio, mas vamos tentar! Assim, como sabemos, o foco de muitos cientistas é a exploração espacial, se possível, para além do Sistema Solar. Só que viajar para outros sistemas planetários depende não apenas de tripulação, combustível e nave resistente, mas de tecnologia que possa administrar o tempo.

foguete motor que dobra
Imagem reproduzida de Prensa

Sim, o tempo ‘presente, passado e futuro’ é um dos maiores enigmas da ciência! E o que já se sabe é que ‘tempo e espaço’ ou ‘tempo e distância’ estão interligados. Então, quanto mais distância queremos alcançar, mais tempo podemos levar na missão, a não ser se completarmos o trajeto o mais veloz possível, por exemplo. Só que a Física ensina que nada pode superar a velocidade da luz. Então, como realizar viagens como essas, de longa distância, em períodos razoáveis usando tecnologias atuais, como a propulsão química? É, simplesmente não dá!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Outra alternativa é a criação de um “atalho” por meio de uma dobra espacial. Já viu nos filmes de ficção uma cena em que o astronauta dá o comando de velocidade e o espaço em frente à nave se contrai e o de trás se expande em seguida? Isso seria possível com um tipo de propulsão diferente, gerado por um motor que dobra, capaz de distorcer o espaço e o tempo – tecnologia chamada de “matéria exótica”, nem mesmo bem estudada pelo campo teórico. E é justamente essa tecnologia que a SpaceX e LSI estão desenvolvendo nesse momento.

Qual o motivo de tudo isso? Segundo Harold White, físico e ex-pesquisador da NASA, em reportagem do CanalTech, “Ter um Sistema Solar inteiro de materiais e recursos mudaria o próprio conceito de escassez. Diamantes são raros, mas se você tem um sistema solar inteiro à sua disposição, talvez possa repensar essa definição.”.


Carro elétrico Lightyear 0

Agora, que tal focarmos em algo que podemos usar aqui mesmo, na Terra? Estamos falando do carro elétrico Lightyear 0, da fabricante holandesa de carros elétricos Lightyear. Trata-se de um modelo sedan, com visual que combina muito com o que imaginávamos para o futuro. Sua bateria tem 60 kWh, ou seja, relativamente pequena. Porém, no teto do veículo, foi instalada uma placa solar que acrescenta ao sistema até 70 km de condução sem a necessidade de recarga.

É isso mesmo que você entendeu! Com tal tecnologia, seria possível ficar meses – a depender da frequência de uso e condições de temperatura – andando com o carro sem precisar carregá-lo. A promessa da empresa é que o Lightyear 0 possa fazer até 11 mil km de rodagem sem recargas elétricas no melhor dos cenários, algo que só seria possível pela eficiência energética proporcionada pelo coeficiente aerodinâmico do bólido, com apenas 0,19 cx, o melhor entre carros de passeio do mundo. Lembrando que, nesse projeto, beleza, conforto e desempenho não são bem o destaque, mas, de fato, a impressionante economia de energia!

carro elétrico - placa solar
Imagem reproduzida de InsideEVs – UOL
carro elétrico
Imagem reproduzida de Olhar Digital

Então, ficou tão surpreso quanto nós com essas novidades da ciência para o futuro? Escreva suas impressões na aba de comentários!


Fontes: CanalTech, CanalTech 2.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo