Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Conheça Fordlândia, um projeto de Henry Ford na região da Amazônia

por Fabrício Silva | 16/09/2020

Entenda como foi a construção da cidade idealizada por Henry Ford para reduzir seus custos de produção de pneus.

A Fordlândia é localizada no município de Aveiro, no estado do Pará, às margens do Rio Tapajós, na região da Amazônia.

panorama cidade fordlandia
Panorama Cidade Fordlândia. Imagem: Mácio Ferreira – AG. Pará | Fotos Públicas

Tudo começou com a construção do projeto, em 1927. Como Henry Ford adquiria a borracha utilizada na confecção dos seus pneus de origem britânica e, na época, ela se encontrava com um custo elevado, Ford teve a ideia de investir em terras para iniciar um projeto visando produzir sua própria matéria prima na região da Amazônia, plantando seringueiras (árvore de onde se extrai o látex), que davam na região.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vilarejos para moradia de funcionários locais e estrangeiros foram construídos, com escola, luz elétrica, hospital local, porto, oficinas, os galpões da fábrica e demais assistências. Com isso, a cidade foi tomando forma.

galpão fábrica fordlândia
Galpão Fábrica. Imagem: Mácio Ferreira – AG. Pará | Fotos Públicas

Problemas Encontrados

Com o início da plantação das seringueiras, problemas surgiram, principalmente pelo fato de que os funcionários não tinham experiência no plantio da árvore e, devido a isso, todo o processo de plantação e área escolhida foi feito de forma inadequada. Um dos fatos na época foi que as seringueiras plantadas estavam próximas umas das outras, o que contribuiu para o ataque de pragas que acabaram devastando toda a plantação.

seringueiras fordlândia
Seringueiras. Imagem: Mácio Ferreira – AG. Pará | Fotos Publicas

Fim da Fordlândia

Após o falecimento de Henry Ford, seu neto Henry Ford II acabou assumindo a companhia e decidiu encerrar as atividades do projeto iniciado pelo seu avô. Embora não tenha sido apenas problemas relacionados à plantação das seringueiras e às pragas que atacaram as árvores, o avanço tecnológico fez com que surgissem novas tecnologias, permitindo a fabricação dos pneus a partir de derivados do petróleo, o que era muito mais viável do que continuar com o projeto anterior. Sendo assim, oficialmente o projeto teve seu fim em 1945.

imagem aérea das áreas da fábrica
Vista aérea Galpões. Imagem: Mácio Ferreira – AG. Pará | Fotos Públicas

Dias Atuais

Após o encerramento das atividades, o terreno da fábrica e demais instalações se tornaram propriedade do Governo Brasileiro. Popularmente, Fordlândia é conhecida como ”cidade fantasma”, devido ao fato de possuir alguns prédios com maquinários restantes e instalações da época em ruínas. Porém, a cidade realmente existe e conta com cerca de 1200 habitantes, segundo o IBGE. Ainda assim, a cidade é pouco frequentada por alguns turistas e pesquisadores a fim de conhecer e vivenciar um pouco da história vivida naquela época.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Curiosidades

Embora em solo brasileiro, as instalações da fábrica, os processos, as casas que foram construídas para moradia dos funcionários e dentre outras instalações seguiam um ”padrão americano”. Inclusive, até mesmo na própria alimentação, que era fornecido hambúrgueres (que é uma refeição muito comum nos Estados Unidos), para os funcionários.

Logo após a desativação da fábrica, alguns dos funcionários decidiram não voltar para seu país de origem e continuar nas localidades da Fordlândia, visto que era um local que possuía boas condições de moradia, infraestrutura, assistência médica, etc.

Como a forma de trabalho adotada não era de ”costume”, alguns conflitos ocorreram e, em um deles, o Exército Brasileiro teve que ser chamado para repor a ordem, pois trabalhadores locais se revoltaram pela forma como eram tratados pelos seus superiores e tiveram que se esconder na selva.

Henry Ford nunca pisou nas suas terras amazônicas, apesar de ser o dono de toda aquela região da fábrica.

Por dentro de Fordlândia

Quer conferir de perto essa história? Vale a pena assistir essa aventura feita pelo pessoal do canal Vivendo Mundo Afora, onde eles visitaram a cidade de Fordlândia.

Canal Vivendo Mundo Afora – CIDADE FANTASMA no BRASIL?! FORDLÂNDIA #496

Referências: SENA, Cristovam. Fordlândia: breve relato da presença americana na Amazônia. Cad. hist. ciênc.,  São Paulo,  v. 4,  n. 2, jun.  2008. , Fordlândia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja também:

E vocês, já conheciam essa história? Conta aqui nos comentários!

Comentários

Engenharia 360

Fabrício Silva

Engenheiro Mecânico, Pós Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho e Eletrotécnico. Baiano, tricolor, amante de um bom samba e uma resenha de qualidade.