Engenharia 360

Novo filtro pode tornar a água do mar potável por meio de luz solar

Engenharia 360
por Redação 360
| 20/04/2021 | Atualizado em 17/01/2023 3 min
Imagem de Pixhere

Novo filtro pode tornar a água do mar potável por meio de luz solar

por Redação 360 | 20/04/2021 | Atualizado em 17/01/2023
Imagem de Pixhere

O PSP-MIL-53 seria capaz de tornar a água do mar potável em menos de 30 minutos, mais rápida do que qualquer técnica de dessalinização existente hoje!

Engenharia 360

O PSP-MIL-53 seria capaz de tornar a água do mar potável em menos de 30 minutos, mais rápida do que qualquer técnica de dessalinização existente hoje!

Não é de hoje que cientistas trabalham e investem em soluções para tornar a água do mar potável. É o que pretende uma equipe internacional de engenheiros químicos, que desenvolve pesquisas nessa área pela Universidade de Monash, em Melbourne, Austrália. A solução pioneira se utiliza de energia solar.

A inovação é capaz de tornar a água potável em menos de 30 minutos. Isto é, mais rápido do que qualquer técnica de dessalinização existente atualmente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

"As comunidades remotas poderiam se beneficiar mais." - disse o professor Huanting Wang, líder do projeto, em entrevista à BBC.

água
Imagem e Pxhere

Filtro retém sais da água através de íons metálicos

Para funcionar, o filtro demanda apenas luz solar direta. Sendo assim, ele purifica a água de maneira sustentável e com custos baixos. A nova invenção tem o nome de PSP-MIL-53.

Durante o processo, o filtro atrai e retém moléculas de sal da água, por meio de compostos organometálicos (MOF). Estes são íons metálicos, que atraem os sais para uma superfície sólida. Depois, o filtro fica sob a luz do sol durante quatro minutos, para então retornar à água e reter sais novamente.

Filtro PSP-MIL-53
Filtro PSP-MIL-53

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a água é potável quando tem um índice de TDS (sólido dissolvido total) de menos de 600 miligramas por litro (mg/L).

No caso do novo filtro, alcançou-se um TDS de menos de 500 mg/L. Além disso, a grande vantagem é que isso ocorre em 30 minutos. Por isso, o PSP-MIL-53 é capaz de gerar 139,5 litros de água potável por dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Filtro portátil limpa qualquer tipo de água à velocidade de 2,5 litros por minuto

Dessalinização é opção de baixo custo viável para solucionar falta de água potável

Segundo o professor Huanting Wang, a dessalinização é uma opção viável para solucionar a sede mundial. O processo apresenta muito baixo risco para a saúde humana: "Devido à disponibilidade de água do mar e água salobra — aquela que tem mais sais dissolvidos do que a água doce, mas menos do que a água do mar —, como os processos de dessalinização são confiáveis, a água tratada pode ser integrada aos sistemas aquáticos com riscos mínimos para a saúde "

Mar
Imagem de Pixhere

Ele ainda ressalta a vantagem do filtro em relação a outros tipos de salinização: "Mas os processos de dessalinização térmica evaporativa e outras tecnologias, como osmose reversa — que usa uma membrana semipermeável para remover íons, moléculas e partículas maiores — têm uma série de desvantagens, incluindo alto consumo de energia e o uso de produtos químicos na limpeza e descloração de membranas ".

Apesar de não ser usada, a solução pela luz solar não é recente. Na verdade, Apesar de não ser usada, a solução da luz solar não é recente. Na verdade, o que torna o filtro inovador é a otimização do tempo para isso acontecer. "A energia solar para filtragem é usada há muito tempo, onde a água evapora e se condensa para produzir água doce. Mas leva muitas horas para produzir água suficiente para uso doméstico. Usamos a luz solar para reciclar nosso material, e leva apenas alguns minutos ", disse o professor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Contudo, Wang alerta que o aparelho ainda está longe de ser produzido em massa. "O material sintetizado em laboratório não é barato. O custo de sua produção deve diminuir muito quando for fabricado em larga escala. (...) Esperamos que o material esteja amplamente disponível e acessível após mais pesquisa e desenvolvimento".

E você, o que achou desta solução para abastecer as populações que não têm acesso a água potável? Conte nos comentários!


Fontes: BBC Mundo; Razões para acreditar.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo