Engenharia 360

FMEA: o que é, suas vantagens e como aplicar na Engenharia?

Engenharia 360
por Redação 360
| 18/04/2024 3 min
Imagem de Freepik

FMEA: o que é, suas vantagens e como aplicar na Engenharia?

por Redação 360 | 18/04/2024
Imagem de Freepik
Engenharia 360

A Engenharia sempre deve trabalhar pela excelência. E um bom guia de confiabilidade de produtos, processos e sistemas - inclusive de Engenharia - é o FMEA, ou modelo 'Failure Modes and Effects Analysis' (Análise de Modos de Falha e Efeitos). Trata-se de uma ferramenta que permite a identificação e avaliação de possíveis causas de problemas (até potenciais falhas), permitindo o apontamento de soluções eficazes para preveni-los.

FMEA
Imagem reproduzida de Andre Renato Barretto em LinkedIn

Este artigo do Engenharia 360 explora o significado do FMEA, seus objetivos, vantagens e aplicações. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Principais benefícios do FMEA

Na prática, o FMEA atua como um escudo protetor de um trabalho, combatendo falhas antes que elas surjam. O objetivo é que haja mais eficiência e produtividade, além de menos retrabalhos ou gastos desnecessários. Com serviços de Engenharia impecáveis, a confiança dos clientes é logo conquistada. Garante-se a segurança dos processos, evita-se acidentes, e muito mais. Ou seja, os dados rastreados e avaliados passam a embasar decisões estratégicas, direcionando corretamente os investimentos e otimizando recursos.

Dentro da Engenharia, o FMEA é essencial para prevenir falhas e melhorar continuamente os processos, incluindo em setores como automotivo, aeroespacial e biomedicina.

FMEA
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Tipos de FMEA

Existem diferentes tipos de FMEA, cada um focado em aspectos específicos:

  • FMEA de Design: Avalia problemas no design do produto.
  • FMEA de Processo: Identifica falhas nos processos de produção.
  • FMEA de Sistema: Prioriza falhas críticas em sistemas complexos.

Aplicações do FMEA na Engenharia

Para aplicar o FMEA na Engenharia, primeiro deve-se escolher o projeto e o método de execução. Depois, reunir todas as especificações, detalhadas nos desenhos técnicos e outros documentos. Uma análise profunda deve apontar os problemas e modos de falha. O profissional experiente pode o andamento do processo - inclusive com base em cálculos matemáticos -, classificando causas, pontuando riscos e apresentando soluções, dando encaminhamento a um plano de implementação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nota: Recálculos constantes dos riscos podem garantir melhorias contínuas, estimando a chance e gravidade de cada falha futura que deve se manifestar. Melhor ainda, para uma análise completa, é preciso contar com a opinião de especialistas com visão diferentes.

Um brainstorming pode contribuir para a fácil identificação em equipe dos modos de falha de um projeto. E para que o cliente compreenda os resultados dessa investigação, o ideal é a apresentação de um Diagrama de Blocos - representação gráfica do sistema, identificando componentes e interações.

FMEA
Imagem reproduzida de Six Sigma Daily

Boas práticas para a implantação do FMEA

Conheça as melhores práticas para implementar com sucesso o FMEA em sua organização:

  • Identificar processos críticos
  • Compreender os conceitos fundamentais
  • Manter o processo simples
  • Promover uma abordagem aberta e criativa
  • Utilizar trabalho em equipe eficaz
  • Observar o processo e obter insights
  • Realizar revisões e facilitar por especialistas

Veja Também: Diferenças de arranjo físico por processo e por produto

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma jornada contínua de melhoria

Concluímos este texto enfatizando que a FMEA não é um evento único, mas sim um processo contínuo de aprimoramento, necessitando de revisão constante. Além disso, apesar desta ser uma ferramenta poderosa, ela só pode gerar bons resultados se utilizada em conjunto com outras práticas de qualidade.

Ao aprimorar suas habilidades e dominar a FMEA você tem mais chances de se tornar um fera em Engenharia, podendo oferecer projetos de mais qualidade, eficiência e segurança para seus clientes. A aplicação sistemática desse modelo de análise fará a diferença para o sucesso do seu trabalho. Previna falhas e otimize processos!

Veja Também:


Fontes: FM2S.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo