Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Financiamento de energia solar: entenda como funciona

Engenharia 360

3 min

POR Engenharia 360 28/10/2019

Quando falamos sobre energia solar, um dos grandes empecilhos colocados é sobre o fato do seu custo. Apesar de ter sido consideravelmente reduzido nos últimos anos, não é todo mundo que possui o valor disponível para o investimento inicial. Nesses casos, uma solução possível é recorrer ao financiamento.

O procedimento é bem simples e você pode fazer a primeira parte pelo próprio computador. Primeiro, você deve saber qual será o custo aproximado do seu projeto. Uma possibilidade é usar um simulador solar (como esse do site do Portal Solar) para verificar qual seria o valor aproximado de um sistema para a sua residência (considerando seu consumo médio mensal, que é a média do consumo dos últimos 12 meses).

Imagem: portalsolar.com.br

Esse simulador mostra não só o custo médio do projeto, mas também a quantidade de painéis solares, o peso médio por metro quadrado, a geração anual de energia e outras informações relevantes. Com essa estimativa em mãos, você pode procurar uma empresa qualificada na sua região. No mesmo site, você encontra um mapa dessas empresas e pode procurar de acordo com a sua localidade.

Há duas opções que podem ser marcadas na hora da busca. A primeira delas é de empresas verificadas pelo Portal Solar, que são as que têm experiência comprovada e fornecem documentação completa para comprovara sua aptidão para atuação na área. Há alguns critérios rígidos que devem ser seguidos e são descritos no site. Vale destacar que o Portal Solar é um projeto real listado no site da ANEEL.

A segunda é de empresas que trabalham com financiamento em parceria com o Portal Solar (e com a BV Financeira). É oferecida uma linha de crédito especial para quem quer montar um projeto de placas solares e captação de energia, seja para pessoa física ou jurídica.

financiamento de energia solar
Imagem: portalsolar.com.br

Encontrada a empresa, você pode ter uma noção do financiamento preenchendo um formulário (no caso da BV). O crédito é analisado e, caso seja aprovado, o contrato é emitido e, após assinatura e devida apresentação de documentos, o crédito é liberado ao fornecedor do equipamento e instalador para que o material possa ser instalado.

Neste caso da BV, o financiamento abrange 100% do valor do equipamento e do projeto de engenharia e instalação. Ainda, ele pode ser contratado por qualquer pessoa maior de 18 anos, o valor mínimo é de R$5.000,00 e o prazo de pagamento é de 12 a 60 meses.

Vale a pena financiar?

Um financiamento de um sistema de energia solar é muito simples, como você deve ter percebido. Porém, assim como todo investimento, precisa ser pensado e planejado com cuidado. Instalar um sistema desses tem um retorno de longo prazo que costuma ser vantajoso.

O preço não é tão elevado como antigamente, mas em residências com consumo elevado ou empresa/indústrias ele pode ser um pouco pesado, ou seja, um valor que nem todo mundo tem disponível do dia para a noite. Então, o financiamento pode ser perfeitamente viável e aplicável. Basta que você considere seu próprio planejamento financeiro, seu retorno a longo prazo, suas outras contas (para não ficar no vermelho) e tudo funciona bem.

Energia Solar
financiamento
financiamento de energia solar
portal solar

Engenharia 360

Engenharia para todos.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Veículos autônomos podem usar sombras para “ver” do outro lado das esquinas
Conheça algumas funções que vão turbinar seus conhecimentos em Excel
7 atalhos básicos do Excel para formatação de planilhas de engenharia
Volkswagen lança seu primeiro híbrido no Brasil: o Golf GTE [e nós já testamos]
Apple lança AirPods Pro: confira as novidades!
Microfibras: suas roupas podem poluir o meio ambiente e você nem sabia!
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados