Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

É viável instalar energia solar em minha residência/empresa?

por Engenharia 360 | 28/10/2019
Copiado!

Saiba como avaliar a viabilidade de um sistema de energia solar fotovoltaica para sua empresa ou residência e as vantagens que ele pode proporcionar

A luz solar é um recurso natural que pode (e também deve) ser aproveitado para geração de energia. Porém, mesmo possuindo tantos pontos positivos, a energia solar ainda não é aproveitada como deveria. Isso acontece porque muitas pessoas acreditam que não é possível fazer a instalação em suas residências.

Um grande empecilho para a ampliação do uso da energia solar é que muitos mitos rondam o assunto. O primeiro deles é que é muito caro e não compensa. Na verdade, ter painéis solares já foi muito caro, mas isso foi há anos. Atualmente, os painéis estão mais baratos e mais acessíveis para a população de modo geral (seja para grandes ou pequenas empresas ou para residências).

Além disso, o financiamento permite pagar o sistema de energia solar a medida que você tem economia na conta de energia. Ou seja, o que é economizado serve para pagar o que foi gasto com o sistema até que o pagamento termine e você passe a ter lucro. O tempo de retorno pode ser relativamente grande (cerca de 6 anos, segundo o Portal Solar), mas é totalmente viável.

Isso sem considerar o quanto você pode usar a energia com a consciência mais limpa não só sobre o valor que será pago na conta de luz, mas também com relação ao planeta. No verão, você poderá ligar o ar-condicionado tranquilamente sem precisar ficar pensando em quanto aquele consumo aumentaria sua conta, por exemplo.

Painel solar Portal Solar
Imagem: politico.com

Do ponto de vista ambiental, a maior parte dos impactos da energia solar está relacionado à produção dos painéis (como extração de silício) e ao descarte final desse material ao final do tempo de uso, o qual deve ser feito de forma adequada. Fora isso, não há emissões diretas para a atmosfera, não é ruidoso, não oferece risco para a biodiversidade local, etc. Resumindo, o painel só fica lá “existindo” e convertendo luz solar em energia elétrica. A manutenção é simples e barata: ela consiste na limpeza dos painéis.

Então, a resposta para a pergunta que é o título deste texto (É viável instalar energia solar em minha residência/empresa?) é, em grande parte dos casos, afirmativa. O que pode acontecer são problemas como o fato de o seu telhado não ser resistente o suficiente e precisar de uma estrutura melhor ou da sua região não ser adequada (o que não é muito comum no Brasil).

Também é preciso considerar interferência de ventos, sombras, estrutura geral da edificação, espaço disponível e a capacidade e estrutura da rede elétrica convencional na sua região (caso você faça uma ligação com a rede). Ainda, o seu consumo também conta (se ele é irrisório, é provável que não compense investir em um sistema, talvez em um pequeno).

Com relação aos custos e ao investimento, nós já mostramos aqui no Engenharia 360 que a energia solar pode reduzir até 95% do seu gasto com a conta de luz. Sobre a viabilidade, o próprio projeto (se bem elaborado) pode te dizer se compensará ou não, de modo que o risco de você instalar e levar um prejuízo gigante é pequeno.

Como descobrir a viabilidade do meu sistema de energia solar?

O primeiro passo é pegar o seu consumo médio mensal em kWh (valor disponível na sua conta de energia) e usar um simulador solar para fazer o cálculo do tamanho do sistema que você precisaria. Com isso em mãos, você pode procurar por uma empresa especializada que pode realizar o orçamento para você (é possível encontrar as empresas neste mapa, de acordo com sua região).

É neste ponto que o projetista pode te informar da viabilidade do projeto, do que será preciso fazer para instalar a estrutura, como isso será instalado na sua residência, etc. A vantagem é que não é como um aparelho que você compra e descobre que não funciona depois que já instalou. O sistema de energia solar é calculado com base em diversos fatores (incidência solar, área, consumo, etc.) e isso, por si só, já afirma sobre sua viabilidade e é uma segurança para quem tem receio.

Painel solar Portal Solar
Imagem: electricityandgas.com.au

Se você achar que o investimento é elevado demais e não tem verba para fazer, a opção do financiamento pode te salvar. Com o consumo médio mensal em kWh já dá para saber como será o financiamento e o valor das parcelas por meio do Portal Solar.

Com isso, é possível perceber que não é difícil instalar um sistema de energia solar. Talvez, seja preciso fazer algumas modificações antes. Nos casos em que não há viabilidade (seja por incidência solar, custo elevado demais, dentre outros), o ideal é que você analise se há a possibilidade de instalação de outro tipo de energia renovável com baixo impacto ambiental para complementar a proveniente da concessionária energética, tendo uma alternativa para reduzir sua conta de energia.

Copiado!
Engenharia 360
Artigo Patrocinado

Comentários