Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Harvard diz que filtro de currículos impede que pessoas consigam emprego [Saiba mais!]

por Redação 360 | 07/10/2021

Estudiosos de Harvard estão intrigados sobre por que pessoas tão qualificadas não conseguem emprego. Seria, talvez, as empresas usam filtro de currículos?

Por certo, não é mais segredo que as grandes empresas usam, hoje, softwares para ajudar a filtrar currículos de modo automatizado. Claro que esse método de processo seletivo não parece muito claro para quem busca uma vaga de emprego. Será mesmo verdade que este sistema poderia dificultar a realização do sonho de tantos candidatos? Veja a resposta no texto a seguir!

currículos
Imagem reproduzida de Quero bolsa

A surpreendente descoberta de Havard

Um estudo da Universidade de Harvard revelou que, sim, a tecnologia que filtra os currículos impede que milhões e milhões de pessoas consigam emprego. O relatório foi realizado entre a Business School em parceria com a Accenture. E ele ainda revelou que, durante a Pandemia do Covid-19, este problema ficou ainda mais evidente. Ou seja, neste momento, como bem sabemos, está ainda mais difícil conseguir emprego, principalmente para aqueles sendo negros, imigrantes e portadores de deficiência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

currículos
Imagem reproduzida de The Straits Times

O descarte de currículos

Conforme o documento apresentado pela Harvard, 75% das empresas no mercado usariam estes softwares de seleção que estariam rejeitando candidatos provavelmente viáveis com base em comandos automatizados. Esses trabalhadores – chamados ‘hidden workers’ – seriam constantemente descartados. E por quê? Porque o processo estaria baseado naquilo que eles não têm ao invés de focar nos bons valores ou capacidades que eles podem apresentar ou o que poderiam agregar para uma determinada função.

Funciona assim: primeiro o programa seleciona os currículos com base nas habilidades definidas pela empresa. E, depois, descarta os candidatos que apresentam alguma falta em seus currículos. Pronto, finalizado! Quem “marcar mais pontos” vence a “competição”!

currículos
Imagem reproduzida de Blog Admirável Emprego Novo

Veja Também: Saiba como a Inteligência Artificial avalia o seu currículo online

A solução para as empresas

Os pesquisadores de Harvard e Accenture não pararam por aí! Eles resolveram, na sequência, listar o que as empresas poderiam fazer para evitar com que bons candidatos sejam descartados pelos softwares de seleção. Seriam estas as recomendações:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • investir em filtros mais “afirmativos” do que negativos, de modo a enfatizar as habilidades da pessoa ao invés de focar apenas na experiência;
  • tornar os processos de candidatura mais simplificados, de modo a atrair mais interessados na vaga; e
  • que as companhias expliquem se a pessoa em busca de um emprego pode ou não esperar um retorno da seleção.
currículos
Imagem reproduzida de Blog Estagiários

Veja Também: Pesquisadores da USP e Harvard desenvolvem bateria de gelatina para uso na área médica


Fontes: Épocas Negócios.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.