Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Fibra de abacaxi substitui couro animal na fabricação de roupas e estofados

por Fabio Doom | 28/11/2016
Copiado!

A fibra de abacaxi pode ser muito mais útil do que se imagina. Além de um componente ótimo para a saúde, pode ser utilizado também em substituição ao couro animal na fabricação de roupas, estofados e demais produtos. Trata-se de um conceito espanhol que tem chamado a atenção do mundo no quesito de reaproveitamento e novas técnicas de preservação dos animais.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Como o abacaxi substitui o couro animal?

O material é conhecido como Piñatex e desenvolvido pela designer espanhola Carmen Hijosa, que se inspirou em uma técnica que já existe há muito tempo nas Filipinas, em que a fibra do abacaxi é usada na confecção das camisetas Barong Tagalog.
A partir desse conceito, Carmen começou a pensar em métodos para aprimorá-lo, até descobrir que é possível transformar esse material em uma malha que se conecta sem precisar de tecelagem ou tricotagem, ao contrário de outras alternativas tradicionais.
Já a produção é feita com as folhas do abacaxi antes mesmo da colheita – e que seriam descartadas no procedimento convencional – por meio do corte em camadas que, no processo industrial, viram tecido que passa por um tratamento. Já o subproduto, uma espécie de biomassa, serve como adubo natural para usar na produção de mais frutas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Na foto, dá para ver como é o aspecto dessa fibra, que pode ser trabalhada de diversas formas e tingida facilmente de todas as cores. Segundo Hijosa, o componente é tão efetivo quanto o couro, substituindo tranquilamente esse recurso, além de ser uma opção sustentável.
Além disso, pode ser usado na fabricação de roupas, estofados, bolsas, carteiras, calçados, sofás, painéis, entre outros produtos diversos. O resultado é bem interessante e deixa muitas pessoas surpresas pela beleza e resistência dos acessórios.
O Piñatex começou a ficar popular na Europa em 2014. Desde então, chama atenção de marcas que visam a utilização de protótipos veganos em sua produção, sem nenhum material que venha de animais. Para saber mais sobre a fibra de abacaxi, acesse o site oficial.
fibra-abacaxi-couro

Foto: Divulgação


fibra-de-abacaxi-couro

Foto: Divulgação


Referência: Ciclo Vivo

Copiado!

Comentários