Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

A automação industrial no século XXI

por Lucas Matheus | 13/01/2016
Copiado!

O processo de mecanização dos estabelecimentos industriais, inicializado durante a Revolução Industrial na Inglaterra, não se limitou apenas aos séculos XVIII e XIX. Com o passar dos anos, novas tecnologias foram desenvolvidas com a intenção de aumentar a quantidade e a qualidade dos itens produzidos, diminuindo ao máximo as perdas e maximizando a eficiência, por meio da introdução de máquinas nas linhas de montagem. O processo intensificado nos últimos anos, dentro das indústrias e fábricas, de aplicação de técnicas, softwares e sistemas específicos em um determinado equipamento é denominado: automação industrial.
automacao4-blog-da-engenharia

A automação industrial pode ser empregada em máquinas e processos relacionados à indústria automobilística, química, de mineração, entre outras. Considerando as empresas relacionadas à produção de automóveis, as máquinas automatizadas atuam na execução de pinturas, realização de soldas e modelagem de chapas no formato desejado para os veículos.
Atualmente, a parte mais visível dos processos de automação está ligada ao emprego de robôs nas linhas de montagem e produção, ou seja, a aplicação da robótica. A utilização de sistemas compostos por transmissores de pressão, vazão, temperatura, entre outras variáveis, permitiu a instalação destas máquinas nas indústrias petroquímicas e farmacêuticas, nas quais exige-se um elevado nível de precisão.
automacao2-blog-da-engenharia

+ O Profissional

O profissional relacionado a automação industrial é responsável por executar projetos de máquinas inteligentes, componentes robotizados e sistemas industriais de interação (redes industriais). Além de acompanhar o desempenho de equipamentos de linhas de produção automatizadas, desenvolver e instalar sistemas digitais, softwares e linguagens de programação, este tecnólogo atua na manutenção e conservação dos sistemas utilizados.
automacao6-blog-da-engenharia

+ Benefícios da Automação Industrial

  1. Aumento da produtividade: a aplicação de máquinas automatizadas permite o alcance de ciclos de produção mais rápidos, com maior eficiência e repetitividade.
  2. Redução de custos: vantagem intimamente relacionada ao item anterior. Por meio do aumento da produtividade e eficiência, é possível atingir um rápido retorno nos valores investidos. Além disso, a maioria dos sistemas automatizados são programados com o objetivo de proporcionar uma economia de energia elétrica e outros custos adicionais.
  3. Vantagem competitiva: a sobrevivência na economia global atual exige a capacidade da competitividade entre as empresas. Por meio da automação, as corporações adquirem a capacidade de ficar em sintonia com as concorrentes mais fortes existentes no mercado no quesito qualidade e preço do produto final.
  4. Precisão: é um dos principais benefícios relacionados à automatização de máquinas. Durante o processo de produção e/ou montagem, todas as variáveis são controladas pelo computador do sistema, de modo a aumentar a precisão das operações realizadas.


A automação industrial abriu uma vasta área para o desenvolvimento de tecnologias capazes de mecanizar completamente os sistemas de produção no interior de uma fábrica ou indústria. Em contrapartida, é evidente a influência desse processo na redução do número de empregos diretamente ligados às linhas de montagem e produção, as quais devem buscar a conciliação entre o profissional altamente qualificado e os equipamentos com elevados padrões de qualidade, de modo a impulsionar cada vez mais a produção, o lucro e a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelas fábricas e indústrias.
Fonte: Guia do Estudante
 

Copiado!

Comentários