Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

E os cursos online, valem a pena?

por Larissa Fereguetti | 29/01/2015
Copiado!

Estamos na era da tecnologia. Você já deve ter escutado muito essa frase por aí: “E os cursos online, valem a pena?”. Outro ponto que você já deve ter escutado é sobre o fato de a tecnologia nos manter conectados o tempo todo, colocando a nossa frente uma imensidão de informações. Você pode encontrar mil maneiras diferentes de resolver um problema com apenas uma busca simples no Google (exceto as questões da prova daquela matéria impossível com aquele professor carrasco) e aprender outras mil coisas diferentes.
Tanta informação disponível torna o mercado mais competitivo, visto que qualquer um pode, por exemplo, pegar uma apostila qualquer de AutoCAD na internet e aprender sozinho. Mesmo sem um certificado, este mesmo indivíduo passa a concorrer por vagas que exigem conhecimento do programa. Mas, se o certificado for o problema, há diversos cursos online de variados assuntos disponíveis na internet, gratuitos ou não, que oferecem certificado com uma grande vantagem: você não precisa nem levantar da sua confortável cadeira. Também há cursos online que não oferecem certificado, mas oferecem o principal: conhecimento.
online-blog-da-engenharis

Vale lembrar que alguns cursos contam para concluir aquelas horas complementares da faculdade que você não sabe como vai conseguir. Mas, isso não é um motivo para você sair por aí fazendo qualquer curso online para conseguir um certificado. O importante é pesquisar com calma algum curso que condiz com sua área, como os relacionados à engenharia, ou algo que você queira aprender por gostar, como fotografia. Ok, nem todos os cursos disponíveis na internet são bons, confesso que já me arrependi de ter iniciado alguns, o que ressalta a importância de pesquisar antes de fazer, afinal, tempo é um fator precioso quando você tenta conciliar várias atividades extracurriculares com as matérias da faculdade. Um curso online de curta duração pode te ajudar a decidir se você tem afinidade com determinada área e se vale investir ou não em uma especialização mais abrangente no assunto, como uma pós.
E como achar um curso online? Recentemente, descobri o SlideRule, que é um buscador de cursos online (em inglês, mas localiza alguns cursos em outros idiomas), como um Google para cursos online, em que você pode pesquisar um assunto que desejar, separar por categorias como nível de dificuldade, custo, instituição e mais, como o exemplo da minha pesquisa abaixo:
Mas, se você quiser um site nacional, há a plataforma Veduca, que disponibiliza vários cursos, a Escola Virtual da Fundação Bradesco e muitos outros, basta pesquisar. Algumas instituições governamentais também oferecem cursos voltados para algumas áreas específicas de conhecimento, como a Agência Nacional de Águas, que abre turmas periodicamente de temas voltados à gestão da água e os cursos de idiomas oferecidos pelo MEC.
curso-online
Dias atrás, em uma entrevista de estágio, uma das perguntas que recebi foi relacionada aos cursos da Agência Nacional de Águas que fiz. Foi aí que eu percebi que eles eram um diferencial no meu currículo, mas que de nada adiantaria um certificado se eu tivesse feito “de qualquer jeito” e não tivesse realmente aprendido o conteúdo. É preciso encarar o curso com dedicação.  Um outro ponto que vi com frequência enquanto pesquisava é que a porcentagem de alunos que desistem dos cursos online é altíssima e justificada, muitas vezes, pela falta de tempo ou de interesse.
Por fim, deixo uma dica: antes de iniciar qualquer curso, confira se as datas de conclusão não coincidem com suas provas finais da faculdade ou com outras tarefas importantes. Planejar o tempo é muito importante, pode evitar que você surte (experiência própria) e, além disso, é essencial para o aproveitamento do curso.
Imagens: Shutterstock

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários