O Engenharia 360 tem uma pergunta para lhe fazer: você é fã de videogames? Olha que interessante, no próximo dia 2 de outubro de 2024, será inaugurado o Museu da Nintendo na cidade de Kyoto, no Japão. Esse é um importante marco cultural para os fãs da marca! O novo espaço será não apenas uma vitrine de produtos, mas um tributo à história da própria Nintendo, proporcionando uma viagem nostálgica e interativa por décadas de inovações e entretenimento - agora digital. Confira mais detalhes no texto a seguir!
A história por trás do museu
A Nintendo, fundada em 1889 por Fusajiro Yamauchi, hoje sinônimo de consoles de videogame, é uma empresa com uma longa e fascinante história. O local escolhido para a implantação do seu museu, em Uji Ogura Plant, não é por acaso, até porque foi lá que foi construída a sua primeira fábrica de jogos, em 1969. No começo, seu foco de produção eram as cartas Hanafuda. Mas o auge foi mesmo com o lançamento dos lendários Mario e Zelda, e o Entertainment System (NES), consolidando a marca de vez.
Evolução dos produtos Nintendo
- Hanafuda (1889): As cartas de jogo que deram início à trajetória da Nintendo.
- Arcade (1970): O sucesso com jogos de arcade como "Donkey Kong".
- Consoles (1983): O NES revolucionou o mercado de videogames.
- Game Boy (1989): O primeiro console portátil que se tornou um fenômeno global.
- Nintendo Switch (2017): A fusão entre console portátil e de mesa que redefiniu a experiência de jogo.
O Museu da Nintendo em Kyoto
O Museu da Nintendo é mais do que uma celebração de seus sucessos comerciais; é uma homenagem à criatividade e à inovação contínuas que permitiram à empresa se reinventar ao longo das décadas.
Primeiro andar
A estrutura do edifício do museu apresenta uma arquitetura moderna e minimalista. Há muitos espaços de exposições interativas que convidam os visitantes a voltarem no tempo para conhecer toda a história da Nintendo. No primeiro andar, os fãs da marca podem participar de jogos icônicos com consoles vintage. Também dá para participar das atividades "Craft & Play", com cartas Hanafuda. E, por fim, explorar tecnologias modernas, ainda mais imersivas.
Um dos destaques é a ala Shigureden, onde é oferecida a oportunidade de aprender poemas da antologia japonesa em jogo com dispositivos inteligentes; um telão instalado no chão exibe as cartas. Outra atração imperdível é Zapper & Scope, onde os visitantes entram no mundo de Mario para eliminar os inimigos Goombas e Koopa Troopas.
Veja Também: Mini PCs: o que são, para que servem e como escolher o melhor?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Segundo andar
No segundo andar no Museu da Nintendo, os visitantes podem explorar toda a linha completa dos produtos de consoles lançados pela marca ao longo dos anos. A intenção é que, nesse espaço, as pessoas compartilhem suas próprias experiências e interações com as exposições. Tudo foi muito bem preparado para atrair a atenção e estimular a criatividade tanto de crianças quanto de adultos.
Como Shigeru Miyamoto, criador do Mario, mencionou em uma entrevista, esse museu é para "três gerações de famílias possam visitar" e que cada pessoa possa encontrar algo significativo.
Conectando-se com o passado
Para concluir este texto, gostaríamos de destacar que o Museu do Nintendo nos oferece a oportunidade de conhecer uma parte da história da evolução tecnológica e ainda nos conectar emocionalmente com memórias especiais de nossas vidas. Aliás, pelo que parece, é essa relação (jogos-tecnologia-interação-emoção ou nostalgia-interatividade-inovação) que torna o museu verdadeiramente único.
Para garantir que todos os fãs tenham uma experiência tranquila e organizada, o acesso às exposições será feito por meio de um sistema agendamento, no qual os visitantes poderão escolher a data e o horário de sua visita. Localizado a uma curta viagem de trem da estação de Kyoto, o museu é de fácil acesso e pode ser incluído em qualquer roteiro de viagem pela cidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: Designboom, Nintendo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.