Em meados dos anos 80, surgiram as primeiras impressoras tridimensionais. Claro que esse avanço tecnológico levou a grandes transformações industriais. Por exemplo, isso, somado à ajuda da automação e computação, tornou mais rápida a fabricação de muitos produtos. Também, por conta dos novos softwares, os projetistas passaram a criar modelos digitais dos objetos mais reais em simulação 3D. E, para a construção civil, o impacto disso foi gigantesco.
Veja Também:
- China constrói Mega Barragem com impressão 3D e Inteligência Artificial
- A revolução tecnológica na construção civil: conheça a primeira ponte impressa em 3D da história
Assim que as possibilidades da impressão tridimensional foram ampliadas, um movimento se iniciou no mundo da Engenharia Civil e Arquitetura, se valendo de máquinas gigantescas para construir paredes, vigas de sustentação, entre outros elementos para imóveis comerciais e residenciais. Lembrando que isso já faz parte do presente! Sim, protótipos de casas inteiras impressas em 3D é, hoje, uma realidade mais que possível! Confira os exemplos a seguir!
Bairro residencial construído por impressora 3D
Esse projeto revolucionário foi idealizado por uma empresa norte-americana localizada em São Francisco, a startup Mighty Buildings. Trata-se de um modelo de obra que pode ser entregue em apenas 24 horas. Todo o conjunto residencial, composto de casas para classe média - com 3 quartos, 2 banheiros, deque e piscina -, ocupando área de 2 hectares de Rancho Mirage, também na Califórnia, seria construído completamente através do uso de impressoras.
As paredes, junções e vigas já chegam prontas no canteiro, pois já teriam sido impressas em 3D na fábrica. E o processo seria ainda mais rápido por conta do material utilizado, um tipo de pedra sintética que endurece quase que instantaneamente após ser impressa, diferente do que aconteceria com o concreto tradicional, por exemplo. No fim, tem-se uma estrutura muito mais leve, resistente ao fogo, infiltrações de água e ataque de cupins.
Casas impressas em 3D em material biodegradável
Pylos
Esse projeto super sustentável foi idealizado por pesquisadores do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha. O diferencial desse modelo para outros modelos de casas impressas em 3D é o material utilizado, a terra - que é uma matéria-prima natural abundante em qualquer localidade, barata e reciclável. Todas as vantagens disso seriam perceptíveis até o final da execução, com ambientes mais bem climatizados, impermeabilizados e estruturalmente rígidos.
TECLA
Por fim, trazemos esse modelo de casa de argila impressa em 3D, idealizada pelo arquiteto Mario Cucinella. O projetista teria se inspirado nas habitações construídas pelos antigos habitantes da região da Lombardia, na Itália. A massa utilizada para as estruturas seria um composto de terra, água, fibras de cascas de arroz e aglutinante - menos de 5%, em relação ao que se usa normalmente em outras construções.
De acordo com o profissional, seria possível, por meio dessa tecnologia, erguer uma TECLA em até 200 horas, a depender das condições climáticas. De acordo com o projeto, essa casa teria sala, quarto e banheiro, além de móveis impressos em máquina WAP; só acabamentos e esquadrias prontas seriam instaladas após a impressão. Um modelo perfeito para áreas rurais carentes!
“Acho que a revolução da impressão 3D é dar às pessoas um grau de liberdade em como fazer as coisas, sem estar conectado a uma grande indústria profissional.” - arquiteto Mario Cucinella.
Entendeu agora a potência da construção em larga escala de casas e edifícios com tecnologia de impressoras 3D? Seria essa a melhor alternativa para o mundo resolver problemas de falta de moradia! A saber, inovações assim podem reduzir em até 95% a necessidade de mão de obra, sem contar a melhoria impressionante das condições técnicas de produção em canteiros.
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!
Fontes: CNN, Hypeness, Veja Brasil.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.