Em meados dos anos 80, surgiram as primeiras impressoras tridimensionais. Claro que esse avanço tecnológico levou a grandes transformações industriais. Por exemplo, isso, somado à ajuda da automação e computação, tornou mais rápida a fabricação de muitos produtos. Também, por conta dos novos softwares, os projetistas passaram a criar modelos digitais dos objetos mais reais em simulação 3D. E, para a construção civil, o impacto disso foi gigantesco.
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- China constrói Mega Barragem com impressão 3D e Inteligência Artificial
- A revolução tecnológica na construção civil: conheça a primeira ponte impressa em 3D da história
Assim que as possibilidades da impressão tridimensional foram ampliadas, um movimento se iniciou no mundo da Engenharia Civil e Arquitetura, se valendo de máquinas gigantescas para construir paredes, vigas de sustentação, entre outros elementos para imóveis comerciais e residenciais. Lembrando que isso já faz parte do presente! Sim, protótipos de casas inteiras impressas em 3D é, hoje, uma realidade mais que possível! Confira os exemplos a seguir!
Bairro residencial construído por impressora 3D
Esse projeto revolucionário foi idealizado por uma empresa norte-americana localizada em São Francisco, a startup Mighty Buildings. Trata-se de um modelo de obra que pode ser entregue em apenas 24 horas. Todo o conjunto residencial, composto de casas para classe média – com 3 quartos, 2 banheiros, deque e piscina -, ocupando área de 2 hectares de Rancho Mirage, também na Califórnia, seria construído completamente através do uso de impressoras.
Leia Mais
As paredes, junções e vigas já chegam prontas no canteiro, pois já teriam sido impressas em 3D na fábrica. E o processo seria ainda mais rápido por conta do material utilizado, um tipo de pedra sintética que endurece quase que instantaneamente após ser impressa, diferente do que aconteceria com o concreto tradicional, por exemplo. No fim, tem-se uma estrutura muito mais leve, resistente ao fogo, infiltrações de água e ataque de cupins.


Casas impressas em 3D em material biodegradável
Pylos
Esse projeto super sustentável foi idealizado por pesquisadores do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha. O diferencial desse modelo para outros modelos de casas impressas em 3D é o material utilizado, a terra – que é uma matéria-prima natural abundante em qualquer localidade, barata e reciclável. Todas as vantagens disso seriam perceptíveis até o final da execução, com ambientes mais bem climatizados, impermeabilizados e estruturalmente rígidos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO


TECLA
Por fim, trazemos esse modelo de casa de argila impressa em 3D, idealizada pelo arquiteto Mario Cucinella. O projetista teria se inspirado nas habitações construídas pelos antigos habitantes da região da Lombardia, na Itália. A massa utilizada para as estruturas seria um composto de terra, água, fibras de cascas de arroz e aglutinante – menos de 5%, em relação ao que se usa normalmente em outras construções.
De acordo com o profissional, seria possível, por meio dessa tecnologia, erguer uma TECLA em até 200 horas, a depender das condições climáticas. De acordo com o projeto, essa casa teria sala, quarto e banheiro, além de móveis impressos em máquina WAP; só acabamentos e esquadrias prontas seriam instaladas após a impressão. Um modelo perfeito para áreas rurais carentes!




“Acho que a revolução da impressão 3D é dar às pessoas um grau de liberdade em como fazer as coisas, sem estar conectado a uma grande indústria profissional.” – arquiteto Mario Cucinella.
Entendeu agora a potência da construção em larga escala de casas e edifícios com tecnologia de impressoras 3D? Seria essa a melhor alternativa para o mundo resolver problemas de falta de moradia! A saber, inovações assim podem reduzir em até 95% a necessidade de mão de obra, sem contar a melhoria impressionante das condições técnicas de produção em canteiros.
Fontes: CNN, Hypeness, Veja Brasil.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários

Simone Tagliani
Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; e proprietária da empresa Visual Ideias.