Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Ex-faxineiro provado em medicina na UFSC ensina pré-vestibulandos a estudarem por flashcards

por Clara Ribeiro | 14/05/2021

O ex-faxineiro aprovado em Medicina na UFSC resolveu adaptar seu material de estudos e criar flashcards. Confira as dicas que ele compartilhou!

O ex-faxineiro Bruno Eulálio Santos, aprovado aos 21 anos em Medicina na UFSC – a Universidade Federal de Santa Catarina -, resolveu adaptar o seu material de estudos e criar flashcards para comercializar. 

Os cartões para revisão de assuntos cobrados nos vestibulares têm como objetivo proporcionar uma maneira prática e didática de se preparar para provas difíceis, como é o caso dos vestibulares – sobretudo os de Medicina.

Para quem não sabe, os flashcards, em tradução livre “cartões de memória“, são criados manualmente. Você deve escrever informações em ambos os lados sobre as matérias que precisam ser estudadas. São um dos métodos de aprendizado e memorização mais indicados para quem deseja a aprovação.

Geralmente são usados para memorizar vocabulário, datas históricas, fórmulas, e demais assuntos que possam ser aprendidos por meio de perguntas e respostas

Bruno afirma que os flashcards contêm perguntas que buscam direcionar os estudantes a formular as próprias respostas. Isto é, consiste em uma ferramenta de aprendizado ativo.

Flash cards medicina 2
Imagem extraída de G1

De acordo com o estudante de Medicina, a ideia surgiu quando ele se preparava para o vestibular de 2019 e precisava revisar os conteúdos quando estava fora de casa. 

Nessa época, ele estudava e trabalhava como faxineiro, além de ser aprendiz em um hospital na cidade que reside, Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

O rapaz, inspirado na própria experiência, começou a vislumbrar comercialmente a estratégia de estudos. 

Os flashcards de autoria de Bruno foram lançados em abril de 2021 e ele já vendeu dezenas de pacotes.

Para o ex-vestibulando, o método de estudo convencional não era muito eficaz. Por isso, pensou em desenvolver uma sequência de perguntas que abordassem o início, meio e fim de determinados assuntos. 

Flashcards medicina
Imagem extraída de G1

Flashcards: 36 semanas de revisão 

O método de aprendizado por meio de flashcards elaborado por Bruno consiste em 36 semanas de revisão de um total de 11 matérias, separadas cada uma por uma cor diferente. 

Além disso, os flashcards contam com um bloco em branco para que o estudante consiga personalizar e anotar suas próprias respostas e fazer anotações novas após realizar a revisão. 

Para o desenvolvimento desse projeto, o estudante contou com a ajuda da irmã e da namorada para a montagem, assim como para o atendimento de quem se interessou pelo material nas redes sociais. 

Segundo o estudante, mesmo após aprovado em Medicina na UFSC, ele não deixou de usar os flashcards. Afinal, há muitas disciplinas presentes no curso que pedem a memorização de informações.

O que achou da ideia de Bruno? Você já usou flashcards para estudar? Conte para a gente!


Fonte: G1.

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.