Engenharia 360

Ex-faxineiro provado em medicina na UFSC ensina pré-vestibulandos a estudarem por flashcards

Engenharia 360
por Clara Ribeiro
| 14/05/2021 | Atualizado em 03/05/2024 2 min
Imagem extraída de Notícias Concursos

Ex-faxineiro provado em medicina na UFSC ensina pré-vestibulandos a estudarem por flashcards

por Clara Ribeiro | 14/05/2021 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem extraída de Notícias Concursos

O ex-faxineiro aprovado em Medicina na UFSC resolveu adaptar seu material de estudos e criar flashcards. Confira as dicas que ele compartilhou!

Engenharia 360

O ex-faxineiro aprovado em Medicina na UFSC resolveu adaptar seu material de estudos e criar flashcards. Confira as dicas que ele compartilhou!

O ex-faxineiro Bruno Eulálio Santos, aprovado aos 21 anos em Medicina na UFSC - a Universidade Federal de Santa Catarina -, resolveu adaptar o seu material de estudos e criar flashcards para comercializar. 

Os cartões para revisão de assuntos cobrados nos vestibulares têm como objetivo proporcionar uma maneira prática e didática de se preparar para provas difíceis, como é o caso dos vestibulares - sobretudo os de Medicina.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para quem não sabe, os flashcards, em tradução livre "cartões de memória", são criados manualmente. Você deve escrever informações em ambos os lados sobre as matérias que precisam ser estudadas. São um dos métodos de aprendizado e memorização mais indicados para quem deseja a aprovação.

Geralmente são usados para memorizar vocabulário, datas históricas, fórmulas, e demais assuntos que possam ser aprendidos por meio de perguntas e respostas

Bruno afirma que os flashcards contêm perguntas que buscam direcionar os estudantes a formular as próprias respostas. Isto é, consiste em uma ferramenta de aprendizado ativo.

Flash cards medicina 2
Imagem extraída de G1

De acordo com o estudante de Medicina, a ideia surgiu quando ele se preparava para o vestibular de 2019 e precisava revisar os conteúdos quando estava fora de casa. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nessa época, ele estudava e trabalhava como faxineiro, além de ser aprendiz em um hospital na cidade que reside, Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

O rapaz, inspirado na própria experiência, começou a vislumbrar comercialmente a estratégia de estudos. 

Os flashcards de autoria de Bruno foram lançados em abril de 2021 e ele já vendeu dezenas de pacotes.

Para o ex-vestibulando, o método de estudo convencional não era muito eficaz. Por isso, pensou em desenvolver uma sequência de perguntas que abordassem o início, meio e fim de determinados assuntos. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Flashcards medicina
Imagem extraída de G1

Flashcards: 36 semanas de revisão 

O método de aprendizado por meio de flashcards elaborado por Bruno consiste em 36 semanas de revisão de um total de 11 matérias, separadas cada uma por uma cor diferente. 

Além disso, os flashcards contam com um bloco em branco para que o estudante consiga personalizar e anotar suas próprias respostas e fazer anotações novas após realizar a revisão. 

Para o desenvolvimento desse projeto, o estudante contou com a ajuda da irmã e da namorada para a montagem, assim como para o atendimento de quem se interessou pelo material nas redes sociais. 

Segundo o estudante, mesmo após aprovado em Medicina na UFSC, ele não deixou de usar os flashcards. Afinal, há muitas disciplinas presentes no curso que pedem a memorização de informações.

O que achou da ideia de Bruno? Você já usou flashcards para estudar? Conte para a gente!


Fonte: G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo