Engenharia 360

Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth: arquitetura e engenharia em destaque no 3DXW24

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/02/2024 | Atualizado em 23/02/2024 4 min
Imagem reproduzida Way

Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth: arquitetura e engenharia em destaque no 3DXW24

por Redação 360 | 05/02/2024 | Atualizado em 23/02/2024
Imagem reproduzida Way
Engenharia 360

O Engenharia 360 vai embarcar neste mês de fevereiro rumo ao 3DEXPERIENCE World 2024, que acontece entre os dias 11 e 14. O evento tem como lema neste ano os objetivos em comum e coletivos, e as inúmeras possibilidades para o futuro da engenharia. E a cidade sede escolhida é Dallas, importante centro de inovação dos Estados Unidos. Pensando nisso, convidamos você a conhecer conosco a arquitetura e engenharia do Aeroporto Internacional de Dallas, ou Aeroporto de Dallas-Fort Worh.

Aeroporto Internacional de Dallas
Imagem reproduzida de DFW Internacional Airport em Panrotas

A história do Aeroporto Internacional de Dallas

Conhecer a história do Aeroporto Internacional de Dallas é conhecer parte de uma jornada significativa de inovação da Engenharia Aérea dos Estados Unidos. A estrutura foi inaugurada no ano de 1974, e desde então já passou por várias revitalizações. Mas vamos voltar ainda mais no tempo, no ano de 1927. Na época, a moderna metrópole propôs à sua cidade vizinha, Fort Worth, a construção de um aeroporto comum. Mas o projeto como se queria só saiu do papel nos anos 60. Em 1969 começaram as obras de Dallas-Fort Worth. Na época de inauguração, foi o aeroporto mais caro até então construído.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ainda atualmente, o Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth é considerado uma referência na indústria da aviação. Para começar, ele é um dos mais movimentados do mundo, atendendo o fluxo de todo o estado do Texas. Fora isso, apresenta uma história rica em inovações, e arquitetura e engenharia impressionantes.

Participação do concorde na inauguração

Embora oficialmente aberto em 1974, o verdadeiro espetáculo ocorreu no ano anterior com a aterrissagem de um avião supersônico Concorde. Essa operação icônica marcou a conclusão das obras, fazendo do Aeroporto de Dallas/Fort Worth o primeiro nos Estados Unidos a receber tal aeronave. Um feito notável que solidificou sua posição como pioneiro na aviação.

A estrutura impressionante do Aeroporto de Dallas

Destaques de Arquitetura e Engenharia

O Aeroporto Internacional de Dallas, no Texas, conta com sete pistas, sendo quatro destas com cerca de 4.080 metros de extensão. Aliás, vale destacar que este é o único aeroporto no mundo com quatro pistas pavimentadas com mais de quatro quilômetros de extensão. Além disso, o aeroporto dispõe de cinco terminais e recentemente passou por uma extensa renovação no Terminal C, liderada pela empresa de construção Suffolk. De fato, a sua infraestrutura é colossal e atende bem às crescentes demandas do tráfego aéreo.

Aeroporto Internacional de Dallas
Imagem de Todd MacDonald via Wikipédia
Aeroporto Internacional de Dallas
Imagem reproduzida de Panrotas
Aeroporto Internacional de Dallas
Imagem reproduzida de Minube

Veja Também: Por que fazer especialização em Estruturas Metálicas?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Renovação do Terminal C

A estrutura do Aeroporto Internacional de Dallas é considerada ótima e bastante segura. Porém, ela já foi cenário de alguns acidentes pontuais. Pensando em melhorar sua capacidade e segurança, foi determinada a renovação do Terminal C. A reforma - para 78.967,584 metros quadrados de área - foi liderada pela empresa de construção Suffolk, em parceria com a 3i Contracting, e contou com diferentes fases de execução, incluindo:

  • melhorias nos acabamentos internos de 18 portões domésticos,
  • reconfigurações e ampliação dos pontos de bilheteria e de controle de segurança,
  • melhorias nas áreas de concessão e banheiros,
  • substituição e instalação de vidros com eficiência energética e sistemas HVAC, retrabalho de passageiros, pontes de embarque e unidades de ar pré-condicionado, sistemas de marcação e orientação de rampas, linhas de combustível de aviação e novas áreas de manuseio de bagagens, entre outras melhorias.

Essas melhorias visam elevar a experiência dos passageiros a novos patamares de conforto e eficiência.

"Este projeto nos permitirá demonstrar nossos sofisticados processos de planejamento e construção, fortalecendo nossas parcerias na região de Dallas/Fort Worth." - gerente geral das operações da Suffolk em Dallas, Mark Penny.

O futuro da aviação em Dallas

Certamente, o Aeroporto Internacional de Dallas continua a ser um exemplo de excelência em arquitetura e engenharia na indústria da aviação.

Aeroporto Internacional de Dallas
Imagem reproduzida Way

A renovação do Terminal C não apenas melhora a infraestrutura física, mas também simboliza o compromisso do Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth com a inovação contínua e o serviço excepcional aos passageiros. Neste ano de 2024, serão concluídas todas as fases. Mas já há planejamento sequencial para outras reformas, com conclusão prevista para 2026.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Wikipédia, Infopedia, Suffolk.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo