Engenharia 360

Por que fazer especialização em Estruturas Metálicas?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 23/10/2023 | Atualizado em 24/10/2023 4 min
Imagem de evening_tao em Freepik

Por que fazer especialização em Estruturas Metálicas?

por Simone Tagliani | 23/10/2023 | Atualizado em 24/10/2023
Imagem de evening_tao em Freepik
Engenharia 360

O mercado da construção civil tem se mantido aquecido e dinâmico nos últimos anos, apesar das consecutivas crises econômicas e ambientais. E tem também havido uma crescente demanda por mais profissionais com conhecimento em estruturas metálicas, que são consideradas soluções mais eficientes e sustentáveis para a Engenharia e Arquitetura. Então, esta já é a primeira razão para um bacharel nestas áreas, que é optar por tal especialização para a continuidade da sua formação.

Crescimento Sustentado da Indústria

Os profissionais da construção civil estão sempre testando e aprimorando novas tecnologias, buscando inovação e eficiência do setor. Pode-se dizer que nas últimas três décadas o mundo testemunhou uma verdadeira revolução da indústria da construção, que está se moldando de um modo diferente, caminhando, mesmo que a passos mais lentos do que o desejado ou o necessário, para uma maior sustentabilidade e resiliência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

estruturas metálicas
Imagem de onlyyouqj em Freepik
estruturas metálicas
Imagem de wirestock em Freepik

Vantagens das construções metálicas

Tudo isso tem impulsionado o uso de certos materiais e sistemas estruturais, sobretudo para construções com aço e ligas metálicas, e junto resinas, tintas e revestimentos. Aliás, esse modo de construir em Engenharia e Arquitetura deve lançar uma nova geração de arranha-céus ultramodernos, bem como novos modelos de projetos de infraestrutura em grande escala, incluindo pontes e até usinas, entre outros. E isso chega num bom momento, já que vemos um grande aumento da urbanização em novas áreas, por conta de migrações populacionais diversas.

Fatores como a necessidade de projetos de alta qualidade, preocupações com a segurança e a sustentabilidade ambiental, bem como a demanda por energias renováveis, têm desempenhado um papel significativo nessa evolução.

estruturas metálicas
Imagem de awesomecontent em Freepik

Por que estruturas metálicas são vantajosas? Porque elas podem ser recicláveis e altamente eficientes em termos de energia, sendo assim uma das melhores escolhas para projetos que buscam atender aos mais rígidos padrões de construção verde.

Aqui no Brasil, são bons exemplos de obras em estruturas metálicas as erguidas para a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio em 2016, eventos que exigiram soluções construtivas mais eficazes, seguras e duradouras, levando a indústria nacional a um novo padrão, cujo legado expande pouco a pouco para outros setores, como de supermercados, shoppings, residências, e mais.

Escassez de Mão de Obra Qualificada

Pode-se dizer que há três razões para a Engenharia e Arquitetura não usar mais estruturas metálicas. Primeiro, a pouca informação e aceitação dos clientes para modelos construtivos relacionados. Segundo, pouca evolução das normas e regulamentos que regem sua construção e manutenção nesse segmento. E terceiro, escassez de mão de obra verdadeiramente qualificada. Isso é uma pena já que, na capacitação, os profissionais aprenderiam a projetar estruturas mais eficientes em termos energéticos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Olhando para o mercado global, especialização em estruturas metálicas ofereceria aos engenheiros e arquitetos mais vantagem competitiva aos profissionais, tornando-os mais atraentes para empregadores e oportunidades de carreira, mostrando que estão preparados para desafios complexos de Engenharia de Estruturas.

estruturas metálicas
Imagem de evening_tao em Freepik

Observação: Um curso de especialização em estruturas metálicas deve ensinar projetar, dimensionar, inspecionar, realizar manutenção e reabilitação de estruturas, dando um conhecimento avançado e específico nessas áreas de materiais metálicos, incluindo aço e ligas metálicas.

Tendências em Design e Arquitetura

Nos últimos anos, a aplicação da tecnologia BIM (Building Information Modeling) na indústria da construção tem permitido um maior incentivo no desenvolvimento de projetos de estruturas metálicas. Isso porque a metodologia oferece um planejamento mais preciso e eficiente, resultando em estruturas mais seguras e econômicas. A consequência foi mais segurança para que engenheiros e arquitetos pudessem criar soluções para os seus projetos. E, com isso, perceberam como as estruturas metálicas oferecem mais flexibilidade e liberdade de design.

Qual a perspectiva agora? Bem, é que o público-alvo para a especialização em estruturas metálicas fique mais amplo, atraindo engenheiros mecânicos, profissionais da indústria metalúrgica, inspetores e gerentes de projetos, além de recém-formados em outras áreas. Inclusive, vale destacar que o programa de muitas universidades permite atender às necessidades de profissionais em diferentes estágios de suas carreiras, tornando esse estudo acessível e valioso para um público diversificado.

Em resumo, a especialização em estruturas metálicas é uma escolha sábia para qualquer pessoa que deseje estar na vanguarda da construção civil moderna.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: idd - Educação Avançada.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo