Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Veja a estrutura de castelo de areia mais alta do mundo, inspirada na Covid-19

por Simone Tagliani | 23/07/2021

As estruturas piramidais servem de referência para essa linda obra de escultura de castelo de areia, marcado agora no livro dos Guinness Records. Confira!

Quando somos crianças, adoramos criar castelos de areia. E, às vezes, vamos à praia e vemos artistas criando lindas imagens perto dos calçadões. Mas sabe onde foi criada a estrutura esculpida de castelo de areia mais alta do mundo? Em Blokhus, no noroeste da Dinamarca, durante o Festival de Escultura em Areia que acontece todos os verões. O registro foi feito dia 2 junho de 2021, por representantes do Guinness Records. Saiba mais no texto a seguir!

escultura
Imagem extraída de SIC Notícias

O castelo de areia de Blokhus

A estrutura esculpida em Blokhus quebrou o recorde mundial do Guinness! Ela tem altura de 21,16 metros – isso é 3,5 metros mais alto do que o detentor do recorde anterior, conquistado por uma obra feita na Alemanha em 2019, e que tinha 17,66 metros. A obra dinamarquesa, idealizada pelo designer holandês Wilfred Stijger, foi medida por um agrimensor autorizado e assinado por testemunhas, e estará na próxima edição do livro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

escultura
Imagem extraída de CNN Brasil

Inspiração

Stijger diz ter se inspirado no Covid-19 para a forma final do castelo de areia. No topo, ele colocou uma réplica do coronavírus como uma coroa, para ilustrar como o vírus está “comandando nosso mundo”, e não nos permitindo fazer o que queremos neste último ano. Já no corpo da escultura, há ilustrações esculpidas com referências às vacinas, aos profissionais de saúde e às vítimas da Pandemia.

“(o Covid-19) Está a decidir a nossa vida”, “Está a dizer-nos para nos afastarmos da nossa família e não irmos a sítios agradáveis. Está a dizer-nos para ficarmos em casa e não fazermos atividades.”

– Wilfred Stijger, em reportagem de The Gardian.

“Começamos com o coronavírus no topo e demos a ela uma coroa – porque corona significa coroa – então é bonito e duplo, mas também demos uma coroa porque estar governando nossas vidas em todos os lugares.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

– Stijger, em reportagem de WBALTV.

escultura
Imagem extraída de Record – R7

Construção

Para a construção do castelo de areia de Blokhus, na Dinamarca, foi preciso uma estrutura interna de madeira. Do lado de fora, aproximadamente 4,8 toneladas de areia, composta por 10% de argila para melhor fixação, e uma camada extra de cola, para que dure a maior parte do outono e inverno – aguentando as condições ventosas e frias.

escultura
Imagem extraída de Record – R7

A arquitetura, como um todo, tem a forma de triângulo, para não desabar – assim como se fez com as pirâmides do Egito, por exemplo. E ela foi erguida por Wilfred Stijger com a ajuda de mais trinta pessoas, os artistas experientes em esculturas de areia do mundo. E todos puderam incorporar na obra várias características da região de Blokhus, como o caso das casas de praia, os faróis e as atividades de windsurf e kitesurf.


Fontes: G1, UOL, Público PT, CNN Brasil, Istoé, SIC Notícias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.