Engenharia 360

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo FIFA 2022

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 06/10/2022 | Atualizado em 21/11/2022 5 min

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo FIFA 2022

por Simone Tagliani | 06/10/2022 | Atualizado em 21/11/2022
Engenharia 360

Já está preparado para a Copa do Mundo 2022? Ela será realizada entre os meses de novembro e dezembro, no Catar. Esta será a vigésima segunda edição do campeonato esportivo – a primeira no Oriente Médio – organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Mas você sabe quais os estádios e as cidades-sede que receberão os jogos das 32 equipes que vão participar? Confira no texto a seguir!

Lista das cidades-sedes da Copa do Mundo 2022

Já em 2010, o mundo descobriu quais seriam as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2022. E uma coisa que o Catar sempre afirmou é que queria que seus estádios refletissem os aspectos históricos e culturais do país; que fossem um bom legado para as próximas gerações; que tivessem bastante conforto e acessibilidade; e que apresentassem os mais altos padrões ambientais e de sustentabilidade – com foco no certificado pelo Global Sustainability Assessment System (GSAS).

Foram desenvolvidos, com auxílio do escritório de arquitetura alemão Albert Speer & Partners, planos com potentes sistemas de refrigeração, utilizando materiais ecológicos e soluções renováveis, baixo consumo de energia, e partes das estruturas desmontáveis para doação destinada a países com infraestrutura esportiva menos desenvolvida. No fim das contas, eis os cinco projetos de estádios lançados para a competição, a seguir!

Estádios Reformados

Da Cidade da Educação, em Al Rayyan

Este estádio foi planejado para a Copa de 2019, mas não foi entregue a tempo para a competição. Agora, em 2022, ele será uma das sedes para os jogos de futebol, com capacidade para 45 mil torcedores. A saber, seu design recebeu selo GSAS de cinco estrelas.

Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de Guia do Qatar
Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de Goal

Ahmed bin Ali, em Al Wakrah

Este estádio é um modelo de estrutura multiúso. Sua estrutura original, com capacidade para cerca de 21 mil espectadores, foi parcialmente demolida em 2015. Agora, já remodelado, será uma das sedes da Copa 2022, sendo capaz de receber mais de 44 mil torcedores.

Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de Guia do Qatar
Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de eplay

Internacional Khalifa, em Al Wakrah

Também conhecido como Estádio Nacional, é mais uma estrutura multiúso. Foi construído na década de 1970, chegando a sediar a Copa do Golfo de 1992, a Doha Grand Prix de 1997, os Jogos Asiáticos de 2006, os Jogos Pan-Árabes de 2011, a Copa da Ásia de 2011, o Campeonato Mundial de Atletismo de 2019 e a Copa do Mundo de Clubes de 2019. Passou por uma grande remodelação nestes últimos anos e, neste momento, pode receber 50 mil pessoas para os jogos.

Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de InfoMoney

Al Janoub, em Al Wakrah

Também conhecido como Al Wakran, este estádio, inaugurado em 2019, é uma das estruturas mais bonitas desta lista, com design futurista inspirado nas velas dos tradicionais barcos Dhow, usados por mergulhadores de pérolas da região, tecendo através das correntes do Golfo Pérsico. Infelizmente, por questões de normas, para a Copa do Mundo deste ano, sua capacidade foi reduzida para 20 mil espectadores.

Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de Guia do Qatar

Veja Também: Os impressionantes novos hotéis do Catar para a Copa do Mundo FIFA 2022

Novos Estádios

Nacional Lusail, em Lusail

Chamado ainda de Icônico de Lusail, esta estrutura foi inaugurada no final do ano passado em propriedade da Associação de Futebol do Catar. Trata-se do maior estádio do país e o maior desta lista montada pelo 360, com capacidade para 80 mil pessoas. Local de dez partidas mais a final da Copa do Mundo de 2022. Seu design foi idealizado pelo escritório de arquitetura Foster + Partners. Ele usará energia solar. E, depois da competição, serão retirados 20 mil assentos para dar lugar a espaços comunitários com lojas, cafés, academias, instalações educacionais e uma clínica médica.

Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de Esportes – Estadão
Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de Exame

Al Bayt, em Al Khor

Este estádio será destinado a várias partidas da Copa; mas será dele a honra da realização da cerimônia de abertura. A estrutura começou a ser construída em 2015 e foi inaugurada em 2021, com design inspirado nas tendas tradicionais dos povos nômades da região – tipo concha assimétrica – e apresentando capacidade para 60 mil espectadores.

Em janeiro de 2020, o estádio recebeu certificados de sustentabilidade de design verde, gestão de construção e eficiência energética, incluindo o GSAS de cinco estrelas. Aliás, outro detalhe importante do projeto é sua conectividade com diversos sistemas de transporte. E no interior do prédio ainda há um luxuoso hotel com varandas com vista para o campo.

Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de CNN Brasil
Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de Jornal do Comércio

Ras Abu Aboud, em Doha

Conhecido como Estádio 974, esta construção chama muito atenção por ter sido montada com design modular a base de contêineres de transportes reciclados. Sua capacidade é de 40 mil espectadores. E, depois da competição, será desmontada para, posteriormente, suas peças serem utilizadas na montagem de arenas menores e similares.

Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de Exame

Al Thumama, em Doha

Este estádio tem uma localização privilegiada, pois está bem próximo ao Aeroporto Internacional de Hamad, com 50 mil m² de parque público ao redor. Seu projeto arquitetônico foi desenhado por Arab Engineering Bureau, com inspiração no tradicional chapéu usado por homens e meninos em todo o Oriente Médio. E deve receber 40 mil espectadores na Copa – embora se planeje reduzir sua capacidade para 20 mil lugares depois da competição.

Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de Fatorrrh
Copa do Mundo Catar 2022
Imagem reproduzida de Goal

Veja Também: Copa do Mundo: câmeras no corpo podem ser o futuro das transmissões de futebol


Fontes: O Estadão, Wikipédia.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo