Recentemente, a Arábia Saudita apresentou à imprensa imagens de um ambicioso projeto, sendo parte da "Visão Saudita 2030", uma estratégia para diversificar a economia e reduzir a dependência de petróleo no país. Já visando a Copa do Mundo 2034, a obra-prima planejada é o Estádio Príncipe Mohammed Bin Salman, engenharia inspirada no famoso game Minecraft. Acompanhe o texto a seguir, do Engenharia 360, para conferir mais informações, da concepção aos detalhes futuristas, desse próximo grande atrativo turístico do mundo do Futebol!
A Cidade Qiddiya e a Visão Saudita 2030
O Estádio Príncipe Mohammed Bin Salman será construído no topo de uma montanha na cidade de Qiddiya, na Arábia Saudita. Como dissemos antes, sua construção fará parte do plano Visão Saudita 2030. A ideia é que este local do país seja conhecido como a capital dos jogos e do entretenimento, destino global para a cultura. Nesse contexto, o estádio serviria como atrativo para o turismo, gerando dezenas de empregos.
Outros projetos monumentais
Qiddiya não é o único projeto ambicioso na Arábia Saudita. Iniciativas como NEOM, Mar Vermelho, Diriyah e Roshn fazem parte dos "Projetos Giga". Cada um contribui para a realização da Visão Saudita 2030, que além de diversificar a economia, promove o desenvolvimento sustentável.
Veja Também:
Arábia Saudita apresenta mega projeto de prédio que pode ter até 170 km
O design inovador do Estádio Príncipe Mohammed Bin Salman
O design do Estádio Príncipe Mohammed Bin Salman foi idealizado pelo escritório Populous. O objetivo é que este seja o primeiro estádio do mundo totalmente integrado, atendendo totalmente a diferentes programas de eventos. Por exemplo, jogos de futebol, concertos, shows, eventos corporativos, etc.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Para começar, o estádio terá um teto retrátil e um campo flexível, que poderão ser recolhidos, flexibilizando o uso da construção - especialmente para eventos que não requerem gramado. O destaque maior da obra vai para a parede de exibição de imagens de vídeos e propagandas, composta por painéis de LED de alta definição. A ideia é que essa tecnologia possa fornecer experiências visuais únicas.
Para completar, também haverá um sistema instalado para captação de água da chuva, que será utilizada para resfriar o ar-condicionado e irrigar o campo de futebol. Esse lago de resfriamento ecológico terá um consumo de energia bastante reduzido, um exemplo de prática sustentável.
A capacidade para eventos do novo estádio saudita
O novo Estádio Príncipe Mohammed Bin Salman terá capacidade de 45 mil lugares. A expectativa é de que ele sirva não apenas à Copa do Mundo FIFA de 2034, mas também posteriormente como sede dos clubes Al-Hilal e Al-Nassr. A Companhia de Investimentos Qiddiya espera atrair 1,8 milhão de visitantes anuais, consolidando-se como um destino multifuncional para eventos esportivos e culturais.
O uso de tecnologia avançada no projeto desse estádio reflete uma tendência global. Inclusive, especialistas em marketing esportivo apontam para a importância de criar atrativos que vão além dos jogos, transformando as arenas em destinos de entretenimento e cultura. Certamente, se concluído, o Estádio Príncipe Mohammed Bin Salman irá marcar a história das Copas, símbolo da Visão Saudita 2030, moldando o futuro da engenharia global.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: CNN Brasil, O Estadão.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.