Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Esta ciclovia brilha no escuro e é recarregada com energia solar

por Fabio Doom | 19/10/2016
Copiado!

Imagine pedalar em um ciclovia que brilha no escuro, efeito que aparece apenas com o uso da energia solar? Pois é, esse conceito impressionante existe e promete inspirar projetos no mundo inteiro. Quer saber onde fica e como funciona na prática? Acompanhe o post!

ciclovia que brilha

O efeito azulado iluminado transmite beleza e deixa muitas pessoas surpresas! | Foto: Reprodução

Conheça a ciclovia que brilha no escuro

Essa ciclovia fica no instituto Badan Tchnicznych, próximo de Lidzbark Warminski, norte da Polônia. É um modelo teste produzido a partir de um material sintético, que fica iluminado por meio de luzes LED e brilha no escuro por até dez horas seguidas. Melhor ainda, a ‘recarga’ é feita por energia solar, totalmente sustentável, criando um efeito incrível.
Segundo os desenvolvedores, a inspiração vem do quadro “A Noite Estrelada”, do pintor holandês Vincent Van Gogh, semelhante a um modelo que já existe na cidade natal do artista, na Holanda, criado em 2014 por Daan Roosergaarde. “Eu queria criar um lugar em que as pessoas pudessem ter uma experiência especial. A parte técnica combinada com experiência, isso é o que a poesia tecnológica significa para mim“, conta Daan.

ciclovia que brilha no escuro

Foto: Reprodução


ciclovia brilhante

Foto: Reprodução


ciclovia polonia

Foto: Reprodução


A proposta, além da arte, é pensar em métodos tecnológicos e de segurança nas ciclovias, que têm se popularizado no mundo inteiro como alternativa de transporte. Os especialistas envolvidos no projeto estão animados e querem levá-lo para mais cidades, tanto da Europa quanto de outros continentes.
No Brasil, seria uma ótima ideia! Para conhecer e se inspirar, assista ao vídeo e saiba como a ciclovia brilhante funciona na prática:

Copiado!

Comentários