O contexto atual mundial é realmente uma catástrofe quando nos referimos ao meio ambiente. Vemos por todo lado muita poluição advinda da emissão de gás carbônico na atmosfera, escutamos muito sobre desmatamento e todos somos grandes geradores de lixo. Porém, ao ver tudo isso, nós tomamos uma atitude de mudança? Fazemos diferente ou estamos apenas apontando o erro dos outros sendo que fazemos igual? É chegada a hora de mudar; e talvez o marketing verde seja a resposta!
Mesmo nesse cenário destrutivo, existem oportunidades para fazer diferente e quem adere a essas oportunidades é realmente reconhecido. Uma prática que vem ganhando o mercado e a mídia é o Marketing Verde, o qual consiste em atividades que tem como intenção fazer com que o que é entregue ao consumidor tenha o mínimo de impacto negativo no meio ambiente e assim gere uma boa imagem perante os atuais clientes, além de conquistar novos e - ainda - trazer benefícios para aquele que implementa tal prática, já que as praticas procuram reduzir a poluição, os desperdícios e consequentemente os gastos da empresa ou organização.
Exemplo de Marketing Verde: as Olimpíadas 2016
Um exemplo recente de Marketing Verde aconteceu nas Olimpíadas realizadas no Rio de Janeiro, onde foi feita uma Neutralização. Tivemos o privilégio de presenciar uma neutralização imensa, na qual foi estimada a compensação de 1,6 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) com o plantio de árvores.
Para compensar tudo isso os atletas foram colocados para plantar árvores de 207 espécies diferentes. Essas darão origem a Floresta dos Atletas, local onde hoje está instalado o Parque Radical, no Complexo Esportivo de Deodoro.
Como gerar menos impacto ambiental e praticar o marketing verde?
Diversas atividades podem ser realizadas quando o assunto é tornar sua empresa ou organização mais verde. Entre essas atividades estão o uso de materiais recicláveis, a diminuição de embalagens de produtos, o Plano de Gerenciamento de Resíduos, a Neutralização de gás carbônico e o Evento Sustentável, sendo que os dois últimos são práticas que podem ser realizadas em escritórios, comércios e eventos de todos os tamanhos e públicos, trazendo muita visibilidade para o empreendimento.
Então vamos conhecer mais sobre a Neutralização e o Evento Sustentável?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
NEUTRALIZAÇÃO
A neutralização é uma prática simples e muito importante de ser feita no contexto de poluição e desmatamento. Como sabemos, somos grandes emissores de gás carbônico (CO2), principalmente através dos combustíveis fósseis, e as árvores são grandes sequestradoras desse carbono, uma vez que utilizam desse gás em seu crescimento e também para a produção de oxigênio (O2).
Sendo assim, a neutralização consiste no plantio de árvores para que essas neutralizem, ou seja, captem o CO2 emitido na atmosfera. Em outras palavras, toda a emissão de CO2 gerada pelo consumo diário das pessoas é convertida em árvores para que essas neutralizem tal poluição. Dessa forma, pode-se alcançar uma melhoria visível na qualidade de vida da população.
EVENTO SUSTENTÁVEL
O Evento Sustentável é outra prática que gera grande visibilidade e se trata do conjunto de atividades que reduzem o impacto ambiental de um evento do seu começo ao fim. Entre essas práticas esta a neutralização, já citada acima. Além dessa, optar por uma iluminação mais econômica, transporte alternativo ou até mesmo caronas, evitar copos descartáveis, convites e ingressos online, entre outras. Como podemos ver são práticas simples que podem fazer uma grande diferença ao meio ambiente.
Assim, sempre pense em formas de minimizar a poluição e o lixo gerado. Causar menos impacto no meio ambiente é causar impacto positivo na sociedade, então tenha consciência e una-se a causa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: Engenharia Verde - um modelo que também inspira muitas outras áreas do mercado
Fontes: Marketing Verde, Plante Árvore e Setor Reciclagem.