Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Google disponibiliza curso de escrita técnica para engenheiros

por Kamila Jessie | 07/05/2020
Copiado!

Sabemos que, dentre os nossos objetivos pessoais nessa quarentena, o primeiro é que nos mantenhamos saudáveis: física e emocionalmente. Mas se você está conseguindo manter tudo isso sob controle, vale pensar em como aproveitar esse período para trabalhar algumas habilidades. Uma delas é a escrita técnica.

mãos digitando em um computador
Imagem: Zan via Unsplash

Escrita técnica como uma demanda na engenharia

Apesar de não ser regra, é comum na engenharia muitas reclamações sobre leitura e escrita, de forma que mesmo a Google resolveu trabalhar nesse problema. Pensando principalmente em profissionais da engenharia de software e ciência da computação, com certa proficiência em inglês, a empresa desenvolveu uma coleção de cursos e demais ferramentas de aprendizado com o objetivo de ajudar a melhorar nossa redação técnica.

Os cursos de escrita técnica desenvolvidos pela Google vão desde como planejar, até criar documentos e também aprender sobre o papel da redação técnica na empresa, camadas sobre as quais a gente nem sempre costuma pensar. Parece uma daquelas nossas aulas de português/inglês instrumental, mas com o nome da Google para dar aquela motivada.

Google search Imagem: Nathana Rebouças via Unsplash. Engenharia 360
Imagem: Nathana Rebouças via Unsplash.

Como funcionam os cursos?

A Google disponibilizou dois módulos: Technical Writing One e Technical Writing Two.

O primeiro é voltado principalmente para quem nunca teve contato com qualquer tipo de escrita técnica e precisa de um direcionamento e é dividido em 2 horas de imersão em um material chamado de “pré-aula”, seguido de até 2 horas e meia de aula em si.

Já o Technical Writing Two aborda um conteúdo intermediário, que explora itens como a organização de documentos grandes e complexos e também questões como desenvolvimento de empatia por audiências leigas. A duração das aulas é a mesma que a anterior, mas o “pré-aula” é de apenas uma hora.

Escrita tecnica - Engenharia 360
Imagem: John Schnobrich via Unsplash.

Dificuldade de escrita na vida universitária

Se você não se encaixa nos critérios da Google e seu objetivo para melhorar a escrita é mais voltado para o cenário da faculdade, a gente também tem dicas para você. Aqui você pode conferir como elaborar um bom relatório experimental, que pode ajudar naquelas aulas de química, por exemplo.

O que você acha da iniciativa da Google ao fazer um curso de escrita técnica para engenheiros? Comente!

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários