Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Aquamação: entenda o "sepultamento verde" feito no corpo no ganhador do Prêmio Nobel, Desmond Tutu

por Redação 360 | 13/01/2022

Lamentavelmente, em dezembro de 2021, o mundo se despediu de um importante premiado com o Prêmio Nobel da Paz em 1984, o arcebispo Desmond Tutu. Ele foi destaque na luta contra o Apartheid. E, após a sua morte, teve seu corpo submetido a um processo chamado de Aquamação. Mas o que seria isso? Resolvemos trazer a explicação para você!

Aquamação
Imagem reproduzida de Pagina Journal

O processo químico de Aquamação

Os cientistas afirmam que a Aquamação – ou hidrólise alcalina – seria a alternativa mais ecológica à cremação de um corpo. Funciona assim, a degradação do material orgânico aconteceria a partir da combinação de fluxo de água suave, com temperatura e alcalinidade usados para acelerar o processo, que usaria 90% menos energia do que a cremação, sem emitir gases de efeito estufa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tudo aconteceria dentro de uma câmara hermética preenchida com uma solução à base de água e produtos químicos alcalinos, depois aquecida em 150°C por 90 minutos, e ao final restaram apenas o ossos que são então enxaguados a 120°C – quando secos, podem ser pulverizados. Resumindo, seria uma cremação sem chama ou sem a necessidade de combustão!

Aquamação
Imagem reproduzida de California18
Aquamação
Imagem reproduzida de SoCientífica

20 anos em poucas horas

O desejo de Desmond Tutu foi nobre; não se podia esperar menos de um ativista! Seu corpo poderia levar 20 anos para se decompor por completo, mas levou apenas algumas poucas horas por meio da Aquamação. A saber, este processo de “sepultamento verde” já é adotado em muitos outros países.

Nos Estados Unidos, por exemplo, algo assim foi usado pela primeira vez na década de 1990 por pesquisadores do Albany Medical College que procuravam “uma maneira eficiente e barata de descartar restos de animais experimentais que continham radioisótopos de baixo nível”. E, por lá, a Aquamação se tornou legal em oito estados. Contudo, ainda há diversos setores da sociedade que se opõem fortemente a essa tecnologia. E você, o que pensa? Escreva nos comentários!


Fontes: Um Só Planeta, BBC.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.