Engenharia 360

Entenda como a engenharia sustentável está presente na construção civil

Engenharia 360
por Guilherme Menezes
| 23/03/2021 | Atualizado em 05/10/2022 3 min

Entenda como a sustentabilidade ganhou espaço e vem trazendo inovações para os diferentes setores da construção

Entenda como a engenharia sustentável está presente na construção civil

por Guilherme Menezes | 23/03/2021 | Atualizado em 05/10/2022

Entenda como a sustentabilidade ganhou espaço e vem trazendo inovações para os diferentes setores da construção

Engenharia 360

A preocupação com o meio ambiente não vem de hoje, e ao passar dos anos esta preocupação vem ganhando espaço e alterando a maneira com que lidamos com o consumo, mercado de trabalho, eficiência energética e construções. Desta forma, a Engenharia vem se inovando e tendo grandes avanços com relação à preocupação com a sustentabilidade.

Engenharia Sustentável: como surgiu e como é aplicada?

A Engenharia Sustentável surgiu como uma necessidade em busca de integrar a vida moderna com a natureza, propondo projetos que reduzissem os impactos causados e que remediassem os impactos já causados no passado. Assim, o setor da construção civil teve que se remodelar, já que a procura para esses projetos vem sendo crescente.

Edifício Sustentável
Fonte: Instituto de Engenharia

Mas não apenas a construção civil vem aplicando a engenharia sustentável, mas outros setores também estão aplicando estas práticas, como indústrias, sistemas de energia e transporte.

É importante lembrar que, para maiores benefícios, o ideal é que desde o início do projeto se aplique a engenharia sustentável que propõe o melhor aproveitamento do espaço, materiais e energia. Isso traz benefícios não apenas para a sociedade e meio ambiente, como também aos investidores e proprietários do empreendimento, pois a economia de insumos consegue aumentar a sua lucratividade proporcionalmente.

Confira: Engenharia Civil – O que é e para que serve?

Quais tecnologias surgem com a Engenharia Sustentável?

Com a necessidade de soluções inteligentes, visando conforto, segurança e sustentabilidade, novas tecnologias surgem, como:

Bioconcreto

O Bioconcreto foi uma das tecnologias que surgiram com essa necessidade de sustentabilidade. Ele é capaz de se autorregenerar devido a presença de bactérias em sua composição, assim evitando diversas patologias que podem ser causadas a partir de fissurar. Saiba mais sobre ele neste texto.

Painéis fotovoltaicos

Os painéis fotovoltaicos são uma das soluções para a geração de energia limpa, gerada a partir da captação da luz solar. Já explicamos um pouco desta tecnologia aqui no blog, confira.

Eficiencia Painel solar Beatriz Zanut Engenharia 360 5

Telha cerâmica fotovoltaica

Essa tecnologia une as telhas cerâmicas normais com os painéis fotovoltaicos. Se quiser entender mais sobre esta solução, já dissertamos sobre ela aqui no blog.

Concreto Têxtil

O concreto Têxtil foi outra solução para a construção civil. Com a mistura do concreto e uma rede de polímeros e fibra de carbono, este concreto possui maior eficiência e aplicações, muitas vezes também gerando menor consumo de concreto. Ele também é muito utilizado também para restauro de edificações. Explicamos ele em um dos nossos artigos, confere lá.

Prédios e cidades sustentáveis

Além das inovações já citadas, outros conceitos vêm sendo criados e aplicados. Os prédios e cidades sustentáveis são alguns deles.

Projeto de Cidade Sustentável
Fonte: Prima

Existem certificações que classificam tanto as cidades quanto os prédios. Para os prédios, são avaliados alguns pontos: escolha de materiais, descarte de resíduos, aproveitamento de luz natural, gestão de água, coleta seletiva e uso econômico da água.

Para as cidades sustentáveis, existem alguns pontos em comum com os prédios, porém outros também são necessários para as tornarem sustentáveis: construção da cidade gerando menor impacto ambiental, redução da emissão de carbono, reaproveitamento da água da chuva, utilização de energia renovável, transporte coletivo e alternativo de qualidade, destinar corretamente e reaproveitar resíduos sólidos, garantir opções de cultura, lazer e educação de qualidades.

Postamos em um artigo aqui no Engenharia 360 um dos estádios da Copa do Mundo de 2022 que será um símbolo de sustentabilidade e inovação. Ele é um grande exemplo que que as construções vem carregando toda a preocupação com o meio ambiente e se tornando cada vez mais sustentáveis.

E você, conhece alguma outra tecnologia sustentável? Curte e deixe eu comentário.

Engenharia 360

Guilherme Menezes

Engenheiro Civil, nascido e criado em São Paulo. Atua na área de projetos de Infraestrutura, estruturas e portuária. Se interessa por economia, atualidades e inovação.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo