Muita gente confunde o conceito e a aplicação desses três tipos de tempos que são responsáveis por quantificar o tempo gasto para produção de um produto ou prestação de um serviço.
Esses três modelos de tempos, se forem usados corretamente, proporcionarão um melhor controle da produção da empresa, entendendo com clareza os indicadores de desempenho e eficiência. Também conseguirá gerar uma estimativa mais precisa sobre se a empresa conseguirá atender a demanda solicitada por um cliente, através do estudo de capacidade produtiva.
Tempo de Ciclo
Está relacionado ao processo realizado em uma peça ou subproduto, sendo contabilizado desde o início da etapa de uma determinada operação até o final dessa mesma operação. Inclui tempo de espera do operador, carregamento e descarregamento, ou seja, todas as atividades que a pessoa desenvolve naquela determinada operação.
Em uma linha de produção, ele será o tempo que cada posto leva para realizar as suas atividades. Dessa maneira, também será o valor que irá expressar de quanto em quanto tempo uma peça ou produto ficará pronta. Isso ocorre porque uma linha de produção utiliza o fluxo contínuo de suas peças.
Quer saber mais sobre fluxo contínuo? Então leia esse artigo.
Como calcular?
Existem duas maneiras diferentes para calcular o Tempo de Ciclo de uma linha de produção. A primeira delas é pegar o valor total gasto para produzir um determinado lote de peças e dividir pela quantidade total de peças produzidas, como a fórmula abaixo:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Dessa maneira, será possível encontrar qual foi o tempo gasto para produzir cada peça ou produto final. A desvantagem dessa maneira sobre a outra, é que nessa primeira forma saberá somente após produzir alguns lotes de peças.
A segunda maneira de calcular é coletar com um cronômetro os tempos gastos por cada posto de operação na linha de produção. Nesse caso, deve coletar mais de uma vez o tempo de cada um dos postos, para chegar em um valor mais próximo da realidade. E após fazer a coleta dos dados, verificar qual posto demora mais para realizar todas suas tarefas, esse será o gargalo da linha. Ou seja, ele irá ditar o ritmo daquela linha de produção e consequentemente o tempo de ciclo será o tempo desse posto.
Takt Time
Takt Time é o tempo que um produto é fabricado levando em consideração o tempo disponível de produção e a demanda do cliente, ou seja, é o tempo máximo aceitável para a produção de um produto dentro do prazo estabelecido.
Ele é encontrado através da relação do tempo líquido disponível da produção e a demanda solicitada pelo cliente. Dessa forma, devem ser descontadas do cálculo todas as paradas planejadas da manufatura, como o almoço, café, ginástica, setup, entre outros.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Seu cálculo é obtido através da fórmula:
Por que conhecer o Takt Time?
É importante conhecer qual o Takt Time da manufatura porque ele irá mensurar qual deve ser o ritmo da produção. Se a empresa tiver com uma demanda mais baixa, consequentemente terá mais tempo para produzir seus produtos. Dessa forma, poderá seguir com um ritmo mais lento, evitando acumulo de estoque.
O mesmo acontece se a demanda estiver alta: nesse caso, terá menos tempo para produzir seus produtos e o Takt Time diminuirá. A partir daí, a manufatura deverá produzir com um ritmo mais acelerado para conseguir atender a demanda solicitada pelo cliente.
O foco é a produção sempre acompanhar o Takt Time, mas para isso é necessário realizar setups, treinamentos, e ser ágil para modificar a manufatura sempre que for preciso aumentar ou diminuir o tempo de produção de algum item, e é justamente nesse ponto que muitas empresas encontram dificuldades.
Lead Time
O Lead Time é o tempo total de produção de apenas um determinado item desde o início das operações até o final. Ele pode ter duas definições, porém com a mesma essência.
Em uma linha de produção, ele é a somatória de todos os Tempos de Ciclo. Isso ocorre porque o Lead Time está relacionado com apenas um item em questão e não com todos os produtos fabricados. Para seu cálculo é considerado o tempo gasto desde a primeira operação até a última.
Uma outra definição está relacionada com toda a cadeira produtiva. Ou seja, o Lead Time de uma empresa produzir um produto, pode ser considerado do momento que é feita a solicitação pelo cliente até o momento da entrega desse produto para ele.
Por que conhecer o Lead Time?
Ele é o responsável por informar qual o prazo de entrega de uma empresa, ou de uma determinada etapa do processo. E somente conhecendo esse valor, será possível melhorá-lo e reduzi-lo.
“O que pode ser medido, pode ser melhorado”
Peter Drucker
Leia também:
- O que é mapeamento do fluxo de valor?
- Just in Time: como essa metodologia pode ajudar a reduzir custos e aumentar o lucro
Ficou com alguma dúvida sobre os tempos de um processo? Deixe nos comentários!
Comentários
Pedro Souza
Engenheiro Mecânico, fascinado pelo conhecimento e pela construção de um mundo melhor. Acredito que devemos contribuir positivamente para o mundo tornando-o sempre um lugar melhor para se viver e não apenas sobreviver. Entusiasta ao empreendedorismo, apaixonado por solução de problemas e encontrar pontos de melhoria em processos das empresas.