Engenharia 360

Aprendendo com os Melhores: Engenheiros compartilham suas estratégias motivacionais para estudar

Engenharia 360
por Redação 360
| 30/06/2023 | Atualizado em 01/07/2023 4 min
Imagem de hayyans por Pixabay

Aprendendo com os Melhores: Engenheiros compartilham suas estratégias motivacionais para estudar

por Redação 360 | 30/06/2023 | Atualizado em 01/07/2023
Imagem de hayyans por Pixabay
Engenharia 360

No mundo competitivo da Engenharia, aprender com os melhores é essencial. Neste texto do Engenharia 360, exploraremos as estratégias motivacionais compartilhadas por engenheiros experientes, oferecendo insights valiosos sobre como manter o foco, superar obstáculos e encontrar a paixão para estudar e progredir na área. Descubra como esses profissionais inspiram a si mesmos e cultivam uma mentalidade resiliente para alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais!

Insights de engenheiros sobre o estudo eficiente

Após uma intensa discussão em nosso grupo interno de redatores, nos deparamos com uma questão intrigante: "Como podemos manter nossa motivação para estudar e retomar o ritmo necessário? Sabemos que, na vida adulta, essa tarefa é tão vital quanto desafiadora. As responsabilidades familiares, os filhos, o trabalho e inúmeras outras demandas parecem preencher nossa agenda. Como encontrar espaço para incluir mais estudos?". Compartilharemos as respostas que emergiram dessa conversa estimulante, oferecendo perspectivas valiosas para esse dilema comum.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

dicas de engenheiros - motivação para estudar
Imagem de congerdesign por Pixabay

Daniel Dos Santos Silva

"Primeiro, eu acho interessante a conscientização de que é preciso, antes de mais nada, estar preparado para ocupar cargos mais elevados para só depois ocupá-los de fato. Afinal, por mais óbvio que isso seja, nem todo mundo enxerga.

Quanto à motivação, um caminho que eu sigo é enxergar onde eu quero estar no futuro, o que me separa de tal posição e entender o que deve ser feito não só no tempo total, mas dia após dia - isso ajuda com a procrastinação.

O esforço sempre será necessário e não tem muito para onde correr. Mas essas dicas que acabei de dar vem me ajudando muito."

Veja Também: Marco na história: USP é classificada entre as 100 melhores universidades do mundo em ranking global

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Brehme D'napoli Reis de Mesquita

"Parece clichê, mas a organização é o segredo.

Quando digo organização, é da pessoa manter em sua agenda diária um tempo específico para os estudos, mesmo que sejam alguns minutos.

Uma boa opção para ajudar na aprendizagem é o consumo de 'microlearning'. Essa abordagem tem como objetivo o consumo de pequenas doses de conhecimento em um curto espaço de tempo. Assim, você pode abordar um assunto complexo em pequenas partes que podem ser distribuídas durante o dia ou a semana, dependendo da disponibilidade da pessoa diante das responsabilidades cotidianas."

Veja Também: A Importância da Inteligência Emocional na Preparação para o Futuro Profissional

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Rafael Panteri Nakahara

"Na minha visão, a motivação é apenas a chama inicial para começar um projeto, curso, ou abraçar mais responsabilidades. O que precisa vir depois é a disciplina. Em muitos momentos, pensaremos em desistir e nos perguntaremos se fizemos a escolha correta. Com a disciplina e o objetivo final claro, tiro forças para continuar!

Acho interessante ter em mente a seguinte filosofia: 'Eu não preciso estar nessa sala de aula, nesse curso, etc. Foi uma escolha minha para chegar no meu objetivo. E já que estou e assumi a responsabilidade, DAREI 100% DE MIM.'.

Para resumir, 1% motivação (para começar) e 99% disciplina (para continuar)!"

Eduardo Mikail

"Assim como o Panteri bem destacou, disciplina é a chave para o sucesso nos estudos.

Sempre tive muita dificuldade em executar tarefas de acordo com a prioridade de cada uma; e, de um ano para cá, voltei a estudar de forma consistente. Depois das duas faculdades que cursei, foquei muito em fazer as coisas que precisavam ser feitas na prática e deixei de lado um pouco os estudos e as atualizações. A clareza nos objetivos e consistência das necessidades que tenho hoje em aprender para desenvolver as atividades que preciso, me fez retomar a rotina de estudos. Desse modo, tenho feito cursos e estudado de segunda a quinta, toda semana. Tenho notado evolução e isso me dá mais motivação."

Cristiano Oliveira

"Como já mencionado antes pelos meus colegas, a chave, na prática é a disciplina. Entretanto, o que te motiva a ter disciplina, é uma pergunta mais profunda.

No mercado da Engenharia, se seu objetivo é ser um profissional de destaque e participar de grandes projetos, aprender a aprender é uma condição 'sine qua non', não tem jeito! Foi-se o tempo em que o profissional era apenas o detentor de um conhecimento imutável. Hoje, com os avanços tecnológicos que observamos, é requisito se manter atualizado. Então, a motivação nesse contexto, é pura questão de sobrevivência.

Na Evolução das Espécies, Darwin diz que quem sobrevive não é o 'mais forte', mas o 'mais adaptável'. Fato ou, no caso, uma lei natural!

Outras fontes de motivação, além da própria sobrevivência em si, são o próprio gosto pelo conhecimento, vontade de crescer na carreira ou mesmo por prazer.

Evidentemente, sua rotina de estudos melhora quando você passa a gerir de forma inteligente as diferentes demandas do dia-a-dia no tempo que lhe é disponível.

Aliás, quem faz essa gestão do tempo de forma otimizada, com certeza consegue avançar aonde se propuser por energia."

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo