Engenharia 360

Marco na história: USP entre as melhores universidades do mundo em ranking global

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/06/2023 | Atualizado em 13/09/2023 4 min
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Marco na história: USP entre as melhores universidades do mundo em ranking global

por Redação 360 | 28/06/2023 | Atualizado em 13/09/2023
Imagem de rawpixel.com em Freepik
Engenharia 360

Nota: No dia da atualização deste texto, a Universidade de São Paulo, USP, foi considerada a melhor universidade da América Latina e do Caribe, de acordo com o QS World University Ranking. A QS Quacquarelli Symonds destacou a qualidade dos professores brasileiros, pesquisas de alta qualidade e reputação excelente entre empregadores como pontos fortes das universidades brasileiras.

A saber, outras universidades brasileiras no top 50 incluem UFRJ, Unesp, UFMG e PUC-Rio. As 10 melhores universidades da América Latina são: USP, Pontifícia Universidade Católica do Chile, Unicamp, Tecnológico de Monterrey, Universidade do Chile, Universidade de Los Andes, UNAM, UFRJ, UBA e Unesp.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Na última semana de junho de 2023, o governo brasileiro lançou mais uma edição do seu Censo, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma super pesquisa realizada ao longo das últimas décadas e que serve de base para estudos e planejamentos financeiros e científicos por todo o país. Dentre as informações reveladas sobre os estados, chama atenção como São Paulo está, em disparado, na liderança populacional - sendo que outros grandes estados, como Maranhão, caíram no ranking.

A saber, o IBGE visitou milhões de endereços em todo o país, coletando informações por meio de questionários respondidos presencialmente, pela internet ou por telefone.

classificação usp em ranking universitário
Imagem de Freepik

Analisando rapidamente os dados, nós, do Engenharia 360, concluímos que existe uma explicação bem óbvia para tal mudança. É que, seguindo a crise global, o Brasil enfrenta uma fase econômica bastante grave, levando os profissionais a migrarem para zonas com mais oportunidades de estudo e emprego. E, nesse sentido, São Paulo é o polo com mais potencial. E é nesse ponto do país que está localizada uma das melhores universidades do mundo, a USP, reconhecida em ranking internacional. Saiba mais a seguir!

Por que São Paulo se destaque entre os polos universitários do Brasil?

O estado de São Paulo se destaca entre os polos universitários devido a diversos fatores. Em primeiro lugar, São Paulo é, assim como explicado antes, uma das regiões mais desenvolvidas e industrializadas do Brasil, com uma economia forte e diversificada. Resumindo, isso atrai investimentos e oportunidades de emprego, o que consequentemente torna a região atraente para instituições de ensino e estudantes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conhecendo a USP

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das principais instituições de ensino superior do país. Ela é reconhecida por sua excelência acadêmica, pesquisa de ponta e corpo docente altamente qualificado. A USP abrange diversas áreas do conhecimento, oferecendo uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação.

Aliás, saiba que a reputação da USP é muito sólida, tanto nacional quanto internacionalmente. A universidade é constantemente classificada entre as melhores da América Latina e do mundo, em rankings como o QS World University Rankings e o Times Higher Education. A qualidade dos cursos e a produção científica da USP são altamente reconhecidas, o que confere prestígio e valor ao diploma obtido por seus estudantes.

classificação usp em ranking universitário
Imagem de standret em Freepik

Oportunidades para engenheiros

No campo da engenharia, a USP também se destaca. A universidade oferece uma ampla variedade de cursos nessa área, abrangendo disciplinas como Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Química, entre outras. Para melhorar, a instituição possui infraestrutura de ponta, laboratórios bem equipados e parcerias com empresas e instituições de pesquisa, o que proporciona aos estudantes uma formação atualizada.

Enfim, os engenheiros ou futuros engenheiros que desejam estudar em São Paulo, em uma universidade como a USP, têm acesso a um ambiente acadêmico estimulante e competitivo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual é a posição da USP no QS World University Ranking?

O QS World University Ranking de 2024 já foi divulgado! Parece que a Universidade de São Paulo (USP) ocupa o 85º lugar, ultrapassando a posição anterior de 115º. Isso representa uma melhoria de 30 posições em comparação ao ano anterior.

A USP melhorou sua reputação internacional e aumentou a empregabilidade de seus ex-alunos, o que contribuiu para sua ascensão no ranking. Agora, a instituição está entre as 100 melhores universidades do mundo, tornando-se a líder na América Latina, ultrapassando a Universidade de Buenos Aires. O QS World University Ranking avalia diversos critérios, incluindo sustentabilidade, colocação no mercado de trabalho, citações em pesquisa e número de professores por estudante.

classificação usp em ranking universitário
Imagem de standret em Freepik

Universidades líderes no ranking

O QS World University Ranking considera vários critérios para avaliar as universidades, incluindo reputação acadêmica, empregabilidade, número de professores por aluno, produção científica, taxa de estudantes internacionais, práticas de sustentabilidade, posicionamento no mercado de trabalho e relações internacionais na área de pesquisa.

As universidades líderes no ranking de 2024 são:

  1. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA
  2. Universidade de Cambridge, Reino Unido
  3. Universidade de Oxford, Reino Unido
  4. Universidade Harvard, EUA
  5. Universidade Stanford, EUA
  6. Imperial College London, Reino Unido
  7. ETH Zurich, Suíça
  8. Universidade Nacional de Singapura, Singapura
  9. University College London (UCL), Reino Unido
  10. Universidade da Califórnia, EUA

Além da Universidade de São Paulo (USP), que entrou no top 100 em 85º lugar, outras universidades brasileiras presentes no ranking de 2024 são:

  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 220º
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 371º
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp) - 419º
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - 595º
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - entre 691º e 700º
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - entre 691º e 700º
  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - entre 731º e 740º
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - entre 801º e 850º
  • Universidade de Brasília (UnB) - entre 801º e 850º

É importante destacar que a lista de universidades brasileiras no ranking vai além dessas mencionadas, mas as demais estão classificadas a partir da 500ª posição e são agrupadas por intervalos.

Veja Também:


Fontes: G1, G1 - 2.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo