Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Oportunidade de Carreira: saiba por quê existem engenheiros atuando no mercado financeiro

por Redação 360 | 18/10/2021

Sabia que com a sua formação em engenharia você pode trabalhar em outras áreas? Se suas habilidades atendem os pré-requisitos exigidos, por que não?

Em meio à crise financeira trazida pela Pandemia de 2020 e 2021, muitas pessoas estão pensando em alternativas diferentes de ganhar dinheiro. Uma delas é investir na Bolsa. Outras estão repensando suas carreiras profissionais. Aliás, falando nisso tudo, uma tendência que está em alta nos últimos tempos é a dos engenheiros atuando no mercado financeiro. Sabia que isso era possível? Afinal, por que empresas buscam engenheiros para trabalhar na área financeira?

Pense assim, o mercado está, para alguns setores, um pouco estagnado no Brasil. E se você é estagiário ou recém-formado, pode aproveitar esta oportunidade! Veja como no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

mercado financeiro
Imagem reproduzida de Ciência e dados

Mais uma opção de trabalho para engenheiros

Engenharia tem várias ramificações, é uma profissão extremamente ampla e, justamente por isso, dá ao profissional uma oportunidade de trabalhar em diversas áreas. Já dentro da sua principal área de atuação, consegue exercer atividades de administrador ou gestor, por exemplo. Pensando assim, não seria novidade mesmo lidar com o mercado financeiro também! Pense bem, engenheiros lidam com cálculo desde o momento da faculdade, realizando constantemente análises numéricas. E é olhando para isso que o mercado abriu este espaço para que o seu conhecimento pudesse ser aproveitado para finanças!

Pré-requisitos para trabalhar com finanças

Como é de se imaginar, para trabalhar no mercado financeiro as pessoas precisam ser muito bem preparadas. Primeiro, na questão da compreensão de cálculo, ou seja, de números. Depois, devem ser exploradas outras habilidades suas, como o raciocínio lógico, objetividade e rapidez na formulação de testes. Coisas assim serão um diferencial para o seu currículo. Uma combinação que só pode beneficiar as empresas das áreas analíticas e comerciais!

Se você pensa que não possui muito bem este conhecimento ou gostaria de se aprimorar mais, não perca tempo! Faça cursos na área – como pós-graduação em finanças – e expanda seu networking! Não esqueça também de exercitar habilidades relacionadas, talvez fazendo treinamentos comerciais. E, por fim, exercitar a sua inteligência emocional!

mercado financeiro
Imagem reproduzida de Proseek

Motivos para trocar de carreira

Talvez você se surpreenda com esta informação, mas engenheiros indo trabalhar no mercado financeiro é algo que já acontece desde a década de 70. Aliás, aconteceu principalmente depois que o Invest Banco foi criado, em 1967; ele foi o primeiro banco de investimentos do Brasil. E já nesta época, profissionais de diversas áreas já eram chamados para atuar em modelagem financeira, valuation e análises em geral.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bem, hoje em dia, trabalhar com mercado financeiro é ainda algo bastante vantajoso. Por exemplo, pode-se ter uma ascensão rápida de carreira, remuneração elevada e muitos outros atrativos. Sim, se você demonstrar bons resultados, receberá boas recompensas, incluindo bônus bem gordos. Mas o mais legal mesmo é poder, no meio disso tudo, ter experiências de serviço totalmente atípicas e até a oportunidade de se tornar um acionista da companhia onde se está inserido. Inclusive, algumas empresas possuem a política de premiar os seus melhores funcionários com parcelas de ações da própria companhia, fazendo com que os mesmos se tornem sócios da firma. O que acha disso? É como estar no lugar certo no momento certo!

Salários para iniciantes

Agora, o que mais chama atenção dos engenheiros para o mercado financeiro são mesmo os salários. Calma, no começo a coisa não parecia tão boa assim. É que o valor fixo costuma ser baixo. Quer dizer, a depender da sua opinião, pois pode chegar a 10 mil reais por mês – o que não é de todo mal diante da crise que enfrentamos hoje. Mas se quiser ganhar mais, precisará ficar de olho nos bônus. Precisa de mais estímulo? Podemos citar o exemplo do engenheiro civil André Moraes que ficou famoso por seu sucesso como trader, criando, em 2007, a primeira empresa de suporte ao investidor on-line e, em 2012, começando a atuar como analista de investimentos.

Oportunidades pós-pandemia

O mercado financeiro brasileiro está enfrentando um momento sério, com muitos desafios. Mesmo assim, ainda existe espaço para os profissionais que estão estudando ou já formados em Engenharia. Você poderá encontrar vagas para gerir recursos de terceiros, por exemplo – nesse caso, escolha quais são os ativos que farão parte da carteira de investimentos dos seus clientes e execute o planejado. Outra possibilidade é atuar como um profissional de análise, estudando as ações e entendendo qual será a melhor atitude a ser tomada sobre ela – no caso de um título de renda fixa, analise os caminhos de compra e venda e decida qual será a escolha mais adequada.

Quer saber mais sobre empresas utilizando estudantes e formados em Engenharia para compor equipes de consultores? Recomendamos que você continue esta leitura nos tópicos a seguir!

Engenharia econômica: como se destacar nessa área?

Como engenheiros podem atuar no mercado financeiro?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Proseek, Fundação Instituto de Administração, InfoMoney,

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.