Michał Janczak é um engenheiro da GE Aerospace, uma subsidiária da General Electric. Desde criança, ele sempre foi apaixonado pela LEGO, desafiando sua criatividade com as tais peças coloridas. Certa vez, ele quis compartilhar essa alegria com seus filhos. Num momento de brincadeira em família, decidiu fazer um motor aeronáutico usando LEGO. A ideia então virou um projeto mais ambicioso, envolvendo outras 18 pessoas. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para entender o caso!
Uma infância moldada por LEGO
Janczak nasceu em Varsóvia, Polônia. Desde os 10 anos, passou a ser fascinado por LEGO Technic. As peças não estavam disponíveis na sua cidade; seu pai as trouxe de presente de uma viagem de negócios. Talvez esse tenha sido o gesto mais importante da sua vida. O fato desencadeou uma verdadeira obsessão, sendo o começo de uma jornada de sucesso que culminou em uma carreira na GE Aerospace.
O conjunto LEGO Technic sempre o inspirou, desde a formação como engenheiro. Para Janczak, manipular as peças era uma oportunidade de expressar sua criatividade. E a paixão o acompanhou até sua posição atual na GE. Para além do entretenimento, ele vislumbrou como poderia ser o futuro da Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial. Hoje, ele trabalha como líder em uma equipe que faz sobretudo análises de tensão em peças metálicas rotativas.
Projeto de motor aeronáutico com LEGO
Um dos últimos projetos de Michał Janczak foi a construção de uma réplica em escala real de um motor aeronáutico com LEGO. Ele usou 19 mil peças para criar o modelo, visando explicar melhor aos filhos e outros jovens como essa tecnologia pode reduzir o consumo de combustíveis em aeronaves a jato. A ação tomou grandes proporções e logo se tornou um desafio complexo, mas emocionante.
Janczak apostou em sua habilidade técnica, dedicação à inovação e ao detalhamento preciso para criar um motor realmente revolucionário. Claro que foi preciso muito gerenciamento de tempo para resolver os problemas de projeto do modelo. O engenheiro dedicou muitas noites e finais de semana para fazer a réplica em LEGO, testando antes em um software de design 3D. Mas, no fim, o esforço valeu a pena, pois o resultado é mesmo impressionante!
Veja Também: Os 10 Modelos LEGO mais incríveis de Engenharia e Arquitetura já criados
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Engajamento da comunidade e construção colaborativa
Em algum momento, Michał Janczak entendeu que não seria possível ou talvez divertido tocar esse projeto de motor aeronáutico sozinho. Além da ajuda dos seus filhos, ele passou a contar com seus colegas de trabalho - o que só fez aumentar seu entusiasmo. Assim foi feita a réplica LEGO do Open Fan (Ventilador Aberto) do programa RISE da CFM International (Revolutionary Innovation for Sustainable Engines).
O modelo
O modelo idealizado por Janczak tem um metro e meio de comprimento, pesa cerca de 20 quilos, e apresenta dezenas de peças móveis e detalhes realistas, como um ventilador giratório aberto com pás de passo variável. Esse é um bom exemplo da engenhosidade humana, mas também reflete a importância da criatividade e da colaboração.
Por fim, essa réplica de motor aeronáutico prova que o LEGO é mais do que um brinquedo, uma ferramenta didática, podendo inspirar muitos outros a explorar o potencial da engenharia e da tecnologia. O que Michał Janczak conseguiu fazer poderia ser até classificado como obra de arte. O que acha?
Veja Também: O dilema da LEGO entre produção e reciclagem de plástico
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Reflexões de Janczak e o futuro da Engenharia
À imprensa, Janczak disse que está orgulhoso do que ele e sua equipe realizaram. Ele acredita que este projeto demonstra o poder da criatividade e da paixão pela tecnologia de Engenharia. De fato, sua história apaixonada pode inspirar as gerações futuras de profissionais. Isso nos faz lembrar que cada inovação pode transformar o mundo, rumo ao progresso combinado com sustentabilidade.
O que você achou da história do Janczak e do incrível modelo de motor aeronáutico que ele construiu com LEGO? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Veja Também:
Fontes: AEROIN, GE Arospace.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.