+ O que é o curso?
A Engenharia Naval é o campo de estudo dos profissionais responsáveis pelo projeto de construção, coordenação e supervisão de embarcações, assim como de plataformas instaladas em alto-mar, como as plataformas petrolíferas.
Esta área também é voltada ao gerenciamento de transportes, no controle de tráfego e de sistemas de comunicação, além de projetos relacionados à exploração submarina.
+ As atividades do profissional
O profissional pode atuar em diferentes áreas, como na construção naval, na produção e na liderança de equipes de manutenção de embarcações.
A pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias referentes à exploração marítima são também atribuições do profissional, que ainda pode atuar no gerenciamento da logística do transporte, com o objetivo de garantir a segurança no embarque e desembarque de cargas.
Entre as empresas que contratam engenheiros navais estão companhias de petróleo, empresas de navegação e de projetos navais, portos, hidrovias, laboratórios e institutos de pesquisa.
É ideal que o engenheiro naval, pelas atividades desempenhadas, tenha uma visão sistêmica e dedicação para projetos de longo prazo.
+ As matérias do curso
Além das matérias comuns à Engenharia, como Física, Cálculo, Matemática e Mecânica, há matérias específicas ao curso, como: Hidrodinâmica, Máquinas Marítimas, Estruturas Navais e Transportes Aquaviários.
O curso tem duração de 5 anos, com estágio e trabalho de conclusão de curso obrigatórios. Também é encontrado com o nome de Engenharia Naval e Oceânica.
Para trabalhar na área, também é possível após a formação como tecnólogo no curso de Construção Naval, em que o profissional trabalha ao lado de um engenheiro bacharelado, na construção de embarcações. As oportunidades no mercado de trabalho são semelhantes para as duas formações. Para o tecnólogo não é obrigatório o estágio.
+ O mercado de trabalho
As possibilidades para o engenheiro naval são variadas, e o mercado no país vem passando por um crescimento nos últimos anos, com o aumento de estaleiros e portos, principalmente em estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Há demanda por profissionais habilitados, inclusive para funções públicas, em agências reguladoras e na Marinha.
+ Faculdades com o curso
Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na cidade do Rio de Janeiro (Curso de Engenharia Naval e Oceânica).
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife
Referências: Guia do Estudante, Guia da Carreira, IG Guia de Profissões