Engenharia 360

Guia 360 das Engenharias: Engenharia Acústica

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/12/2018 | Atualizado em 02/01/2023 4 min

Guia 360 das Engenharias: Engenharia Acústica

por Redação 360 | 27/12/2018 | Atualizado em 02/01/2023
Engenharia 360

A Engenharia Acústica está ligada ao estudo dos assuntos relacionados ao som e à vibração, como propagação, controle, comportamento, produção e mais. De tal forma, o profissional da área visa investigar e entender como o som é produzido, transmitido e recepcionado, e auxiliar nas técnicas de controle e manipulação.

O que é Engenharia Acústica?

Engenharia acústica é a área da engenharia que se dedica ao estudo do som e do ruído, incluindo como eles se propagam através de diferentes meios, como o ar ou os materiais sólidos, e como eles podem ser medidos e controlados. Os engenheiros acústicos trabalham em uma variedade de áreas, incluindo o design de sistemas de som, o controle do ruído em ambientes de trabalho e em edifícios, a acústica de salas de concerto e teatros, e a acústica de sistemas de comunicação. Eles também podem trabalhar na área de acústica ambiental, que se concentra em como o som e o ruído afetam a vida selvagem e o meio ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia Acústica

Imagem de Pixabay

Como é a faculdade de Engenharia Acústica?

A Engenharia Acústica é o campo de estudo relacionado ao desenvolvimento dos sistemas eletroacústicos. Esta formação também é relacionada à acústica ambiental, no que diz respeito ao controle dos níveis de som e ruído. O curso de graduação em Engenharia acústica é bem recente no país, ministrado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, desde o 2º semestre de 2009. O curso foi inspirado em experiências anteriores no Chile e na Alemanha, e a primeira turma de bacharéis se formou em 2014 na cidade gaúcha.

Conforme contextualização da Universidade Federal de Santa Maria, a Engenharia Acústica é a área responsável pelo controle de sons indesejáveis, o que incluiria os sons de automóveis, aeronaves, em ambientes de trabalho e industriais, e também pelo projeto de fontes sonoras com finalidades específicas.

O que se aprende no curso?

O curso tem duração de 5 anos, com um semestre de estágio obrigatório. Além das matérias básicas da Engenharia, como matemática e física, a matriz curricular é composta por disciplinas específicas relacionadas à Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica, como acústica subjetiva, acústica ambiental, eletroacústica, acústica de salas e edificações, além de conhecimentos de Música para Engenharia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais as principais matérias da grade?

São algumas das matérias que fazem parte da grade curricular do curso de Engenharia Acústica:

Principais faculdades com o curso

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, com nota 4 no MEC.

Engenharia Acústica

Imagem de Pixabay

Detalhes sobre o mercado de trabalho

O mercado está aquecido, uma vez que não há um grande número de profissionais habilitados nesta área, e pela percepção cada vez maior sobre a necessidade de projetos e de um trabalho voltado ao conforto auditivo em diferentes ambientes, dada a preocupação com as consequências dos ruídos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que o profissional faz

O engenheiro acústico encontra oportunidades em diferentes áreas, desde a criação de softwares e equipamentos, como medidores de níveis sonoros e dispositivos voltados ao isolamento acústico, como na projeção de sistemas de controle de vibrações na construção civil, em edifícios e obras, assim como em atividades referentes à acústica musical e acústica de salas e ambientes.

O profissional formado em Engenharia Acústica pode atuar também com a acústica subaquática, que envolve o trabalho com os sonares de submarinos e na análise de ondas sísmicas. Há também oportunidades em consultoria, na prestação de serviços e avaliação de projetos e obras de adequação acústica. A compreensão e manipulação do comportamento do som dentro de um ambiente é também um dos aspectos apontados entre as atribuições dos futuros profissionais, na denominada Acústica Arquitetônica.

Principais áreas de atuação

O engenheiro acústico é um profissional fruto de uma formação multidisciplinar, podendo atuar em muitas áreas. Isso inclui trabalhar o design de sistemas de som de alta qualidade; controle de ruído em ambientes de trabalho; trato de acústica de edifícios, salas de concerto e teatros; também sistemas de comunicação - inclusive intercomunicação. Por fim, fazer parte de grupos de pesquisa de acústica ambiental, analisando sons e ruídos que possam afetar a vida selvagem e o meio ambiente, como de avião e parques eólicos.

Engenharia Acústica

Imagem de Pixabay

Perspectivas de salários

De acordo com dados de 2022 da Pesquisa Salarial do site de vagas e carreiras Catho, o salário médio de um engenheiro acústico no Brasil é de R$ 6.861,56 por mês.


Fontes: Guia do Estudante, Universidade Federal de Santa Maria.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO