Engenharia 360

O que se aprende no curso de Engenharia Acústica?

Engenharia 360
por Redação 360
| 25/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023 4 min

O que se aprende no curso de Engenharia Acústica?

por Redação 360 | 25/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Já pensou em estudar Engenharia? Sim? E escolheu a especialidade? Que tal a Engenharia Acústica? Saiba que esta profissão tem muitas aplicações. Por exemplo, controle de ruídos, desenvolvimento de fontes sonoras com finalidades específicas e mais. Se você deseja compreender os mecanismos de produção, transmissão e recepção do som e também no desenvolvimento de estratégias voltadas ao seu controle e manipulação, este é o caminho certo! Saiba mais no texto a seguir!

O que é Engenharia Acústica?

Então, se você quiser estudar todas as questões relacionadas aos sons e vibrações, precisa estudar Engenharia Acústica. Um dos principais segmentos desta Engenharia é a análise científica dos malefícios dos barulhos sobre a nossa saúde. O profissional formado sabe, portanto, como manipular ou controlar – e até bloquear, se for preciso – o som nos ambientes, pensando no bem-estar das pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenharia acústica
Imagem reproduzida de Revista Habitare

O que se aprende na faculdade?

O cerne do aprendizado de Engenharia Acústica estão os ensinamentos de Matemática e da Física. Além disso, está incorporado no currículo também uma disciplina bem especial, que é a ‘Música na Engenharia’. Além disso, aprende-se noções de construção civil, elétrica, eletrônica, simulação computacional, engenharia de segurança, e mais. Aliás, essa questão do digital é hoje um diferencial na Acústica, contribuindo para a realização de testes dos efeitos sonoros, a compreensão de fenômenos, e além.

São outros eixos teóricos desta graduação:

  • cálculo, física geral e experimental, análise de sinais, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e edificações, áudio profissional, etc.
engenharia acústica
Imagem reproduzida de Tratamento Acústico

Currículo do curso

No Brasil, o curso de Engenharia Acústica, com 5 anos de duração, é oferecido hoje, por exemplo, na modalidade presencial, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizada no Rio Grande do Sul. Vale conferir mais opções no site do e-Mec – Ministério da Educação. Mas, neste caso, a nota de corte é em torno de 690 pontos.

São disciplinas gerais do curso de Engenharia Acústica:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Música para a Engenharia Acústica;
  • O Ruído e as Vibrações do Ser Humano;
  • Ciência dos Materiais;
  • Fundamentos da Acústica;
  • Acústica Ambiental;
  • Controle de Ruído;
  • Psicoacústica;
  • Eletroacústica;
  • Projeto Sonoro, Sonorização e Técnicas de Gravação;
  • Auralização;
  • Processamento Digital de Sinais.
engenharia acústica
Imagem reproduzida de eCycle

O que esperar do mercado de trabalho?

O engenheiro acústico, em seu dia-a-dia, deve trabalhar investigando informações para entender os mecanismos de produção, transmissão e recepção do som. Além disso, as alterações e diminuição de sons indesejáveis e controle de ruído em determinados ambientes. Nessa linha, conseguem-se ótimas oportunidades em diversos setores da indústria que precisem minimizar os efeitos nocivos dos ruídos. E, assim, vão buscar este profissional para fazer as medições e propor as correções adequadas, como troca de revestimento ou componentes, tipo microfones.

Detalhe: a Engenharia Acústica deve auxiliar o trabalho de fonoaudiólogos, músicos, médicos, psicólogos, arquitetos, biólogos, entre outros.

engenharia acústica
Imagem reproduzida de Hotcourses Brasil
engenharia acústica
Imagem reproduzida de Sul Módulos

O que realmente impulsiona a carreira dos engenheiros acústicos hoje em dia, mais do que no passado, é a consciência que se tem agora da necessidade de produtos e serviços de maior qualidade. Isso ajuda a aquecer o mercado brasileiro. E quem está se formando na área tem que ficar ligado nessas oportunidades que aparecem! Isso inclui:

  • projetos para manejo e bloqueio sonoro em arquitetura residencial, comercial e industrial,
  • design de automóveis e aeronaves,
  • produção de softwares e equipamentos eletrônicos, como medidores de nível sonoro e audiômetros,
  • manutenção de sonares submarinos e avaliação das vibrações de ondas sísmicas.
engenharia acústica
Imagem reproduzida de Tratamento Acústico

Quais as alternativas ao curso de Engenharia Acústica?

Se perto da sua cidade não existe o curso de Engenharia Acústica, pode haver alternativas de cursos. É possível você cursar Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica ou Engenharia Civil. E, na sequência, fazer uma especialização em Acústica. Mas, tenha atenção, pois o curso de Engenharia Acústica também pode ser encontrado como Engenharia de Som ou Engenharia de Áudio.

Ainda existem universidades, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que oferecem certificação dentro do Curso de Engenharia Elétrica após a conclusão de disciplinas optativas da grade curricular, como Conforto Acústico. E, por fim, tem faculdades de Engenharia de Produção, como da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com conteúdos sobre Engenharia de Som e Acústica em disciplinas como Projetos de sonorização, Equipamentos de áudio e seus periféricos, Propriedades das ondas sonoras, e mais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: UOL, Guia Carreira, Quero Bolsa, Educa Mais Brasil.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo