Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia será uma das áreas priorizadas no FIES em 2016

por Luciana Reis | 21/12/2015
Copiado!

Para os futuros estudantes do ensino superior, é importante ter atenção às possibilidades de financiamento e facilidades para o ingresso nas universidades. No caso do Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, já foram divulgados pelo Ministério da Educação os termos de definição sobre a distribuição das vagas entre os cursos, e a Engenharia é uma das formações priorizadas.

fies-blog-da-engenharia

Imagem: Repórter Regional



Do total de vagas destinadas ao FIES, 70% são destinadas a cursos prioritários. A maior parte destes cursos é da área da Saúde, representando 45% das vagas. Os cursos de Engenharia correspondem a 35% das oportunidades de financiamento, seguido pelo percentual de 20% voltado aos cursos de Licenciatura.
Na área da Engenharia, uma das carreiras que, ao longo dos anos, apresentou maior crescimento no número de contratos com o FIES foi a Engenharia Civil. Em 2013, 7% das contratações de FIES correspondiam aos estudantes desta formação, ou 65 mil estudantes. Em comparação ao ano de 2010, houve um crescimento de mais de 1700% na procura pelo financiamento para os futuros engenheiros civis.
estudantes-blog-da-engenharia

Imagem: brasil.gov.br


Entre os cursos que serão financiados pelo FIES estão aqueles com os melhores conceitos no MEC. Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, o IDHM, é considerado no momento da distribuição de vagas, pois quanto mais baixa a avaliação, maior a prioridade para a cidade.
Estão aptos ao processo seletivo do FIES os estudantes com renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio, que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, a partir de 2010, não podendo ter tirado nota zero na redação, além de ter obtido uma média aritmética de 450 pontos nas provas.
Referências: Agência Brasil, R7, Ligado no Enem
 

Copiado!

Comentários