Engenharia 360

Dicas de Como Criar Apresentações de Slides Cativantes na Faculdade de Engenharia

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/10/2023 | Atualizado em 24/10/2023 4 min
Imagem em IA de Freepik

Dicas de Como Criar Apresentações de Slides Cativantes na Faculdade de Engenharia

por Redação 360 | 06/10/2023 | Atualizado em 24/10/2023
Imagem em IA de Freepik
Engenharia 360

Durante a faculdade de Engenharia, eventualmente os estudantes terão que expor suas ideias, estudos e descobertas através de discursos orais, frente a turma. E, como apoio visual, podem contar com as novas tecnologias para apresentação de slides explicativos.

Claro que, para fazer jus a um trabalho bem feito, os estudantes se esforçam para criar slides de design cativantes, pensando sobretudo em atrair atenção do público que irá apreciar a apresentação, transmitindo a mensagem de forma eficiente. Mas essa é uma tarefa desafiadora. Pensando nisso, o Engenharia 360 resolveu compartilhar algumas dicas de design que garantirão o sucesso das suas apresentações de slides. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como Criar Apresentações de Slides Cativantes
Imagem em IA de Freepik

1. Encontrando inspiração para a apresentação de slides

O primeiro passo para criar um design atrativo para apresentação de slides é encontrar a inspiração certa. Para isso, você pode explorar sites como Behance, Dribbble e Pinterest, por exemplo. Através dessas ferramentas na Internet, é possível descobrir novas tendências e ideias criativas para quem está até mesmo em uma faculdade de Engenharia.

2. Distribuindo o conteúdo do trabalho em slides

É preciso relembrar neste ponto do texto que o objetivo da criação de slides é dar um apoio visual à apresentação de trabalhos do estudante - sendo um complemento, não substituto. Ele pode trazer trechos do discurso oral, mas não o mesmo na íntegra, diminuindo o interesse dos espectadores. Resumindo, evite o excesso de textos nos slides!

Já para as ilustrações, você pode usar imagens, tabelas, vídeos e mais. Só se certifique que os elementos escolhidos e inseridos na apresentação de slides sejam apropriados ao tema e "time" da apresentação, além da mais alta resolução possível.

Animações costumam ser bem-vindas, claro; mas talvez não para slides de um trabalho de faculdade de Engenharia. Reflita sobre isso! Geralmente os movimentos excessivos e sons podem comprometer a apresentação, desviando a atenção dos expectadores da mensagem principal. Vídeos, apenas de curta duração - inclusive para não trazer imprevistos, como a dificuldade de carregamento do trabalho em sistemas de apresentação online.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como Criar Apresentações de Slides Cativantes
Imagem em IA de Freepik

3. Personalizando o template dos slides

Claro que escolher um template pronto é a opção mais prática para quem está elaborando uma apresentação de slides. Mas se você conseguir criar um design único, poderá impressionar ainda mais. Aqui vai uma dica extra: tente fugir dos modelos mais genéricos e sem vida. Resumindo, priorize um layout que atenda bem às necessidades do seu trabalho acadêmico.

Um design bem pensado é essencial para transmitir suas ideias com clareza e impacto!

Concentre as informações mais importantes na parte superior dos slides, já que a audiência tende a dar mais atenção a essa área. Garanta que as informações cruciais sejam destacadas e facilmente absorvidas pelos espectadores.

Determinar uma paleta de cores coerente também é fundamental. Até porque os tons na apresentação de slides podem ajudar ou prejudicar a credibilidade da mensagem. Ferramentas como Adobe Color e ColourLovers podem ajudar nessa seleção.

Como Criar Apresentações de Slides Cativantes
Imagem em IA de Freepik

4. Revisando todo o conteúdo antes da apresentação

Antes de salvar a versão final do seu trabalho, estude qual a melhor maneira de realizar essa apresentação de slides. Citamos isso, pois, no momento do seu discurso, pode acontecer de surgirem problemas técnicos, como a falta de sinal de internet. Então, será um problema acessar o arquivo, mesmo que ele esteja na nuvem. Na dúvida, mantenha cópias de segurança de seus slides em formatos diversos - dentro e fora do computador pessoal.

Sua capacidade de lidar com imprevistos demonstrará sua versatilidade e profissionalismo.

Por fim, revise minuciosamente todo o texto e conteúdo dos slides para evitar erros de português e garantir a qualidade da sua apresentação. Se você seguir todos esses passos, estará preparado para criar apresentações de Engenharia que impressionem seus professores e colegas. Boa sorte em suas futuras apresentações acadêmicas!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: RockContent.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo