Engenharia 360

Engenharia Metalúrgica: minérios em metais e ligas metálicas para aplicações industriais

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/04/2022 | Atualizado em 21/10/2022 2 min

Engenharia Metalúrgica: minérios em metais e ligas metálicas para aplicações industriais

por Redação 360 | 05/04/2022 | Atualizado em 21/10/2022
Engenharia 360

Será que você está preparado para passar várias horas com os olhos pregados em microscópios, analisando minérios? Já pensou em trabalhar com peças metálicas diversas, desde um implante ortopédico, pregos usados em máquinas a um terminal de pouso de avião? Bem, para isso, seria preciso pelo menos cinco anos de faculdade e um registro no CREA – o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Confira, a seguir, algumas informações relevantes quanto à Engenharia Metalúrgica!

Engenharia Metalúrgica
Imagem reproduzida de guia das engenharias Engenharia 360

O que faz um engenheiro metalúrgico?

O engenheiro metalúrgico lida, no seu dia a dia, com as possibilidades de utilização de metais e ligas metálicas nas mais diferentes indústrias. Por exemplo, ele pode acompanhar o processo de fabricação em usinas siderúrgicas, do planejamento ao controle de qualidade da produção de ligas metálicas com ferro; ou, sem ferro, em usinas de alumínio e cobre. Depois disso, traçar formas de trabalhar adequadamente com cada tipo de material. E, por fim, estudar a composição e as propriedades dos metais, avaliando seu tratamento e controlando seu processo de transformação.

Engenharia Metalúrgica
Imagem reproduzida de InfoEscola

Veja Também: Conheça um pouco mais sobre a produção de metais por nanotecnologia

Como a Engenharia Metalúrgica muda a nossa vida?

Portanto, os especialistas em Engenharia Metalúrgica entendem das propriedades dos metais e apontam para as indústrias como utilizar esse material para benefício próprio, adaptando-o a diferentes aplicações. Por exemplo:

  • confecção de chapas e vigas para construção civil e latas de alimentos;
  • e produção de artigos feitos a partir de combinações com vidro, plástico e cerâmica.

Então, trata-se de uma profissão de grande participação na economia, atuando em praticamente qualquer segmento industrial, fazendo parte de equipes multidisciplinares!

Engenharia Metalúrgica
Imagem reproduzida de Webnode

Veja Também: Fundição de metais: entenda melhor o processo

O que se estuda na faculdade de Engenharia Metalúrgica?

Os dois primeiros anos de faculdade de Engenharia Metalúrgica são dedicados às disciplinas básicas das engenharias, como Matemática e Química. Na sequência, é passado aos alunos conhecimentos em matérias específicas, como processos de transformação e metalurgia extrativa. Parte disso, tipo as características dos minérios e técnicas de tratamento, é apreendido em laboratório. Além do mais, para conclusão de curso, é necessário cumprir horas de estágio e realizar TCC.

Engenharia Metalúrgica
Imagem reproduzida de UEMG

Veja Também: Saiba por que o segredo dos processos de fabricação é compreender as propriedades dos materiais

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo