Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como identificar um funcionário improdutivo?

por Clara Ribeiro | 22/09/2016
Copiado!

A boa produtividade é um dos quesitos mais procurados pelas empresas e a falta dela é reconhecida com um dos grandes problemas dos colaboradores. Porém, identificar um funcionário improdutivo não é tão simples, pois pode aparecer meio escondido entre outros problemas.
Segundo o especialista em administração do tempo, Christian Barbosa, há várias causas para isso ocorrer com uma pessoa, e também diversas abordagens, mas que qualquer situação é reversível. Ou seja, qualquer um pode se tornar mais produtivo.
Isso ocorre porque, da mesma maneira que conseguimos transformar o planejamento das atividades e renovar a energia diária, podemos interferir na forma como uma pessoa produz. Basta identificar o problema e investir em técnicas que ajudem a estimular o desenvolvimento profissional”, explica Barbosa.
funcionário-improdutivo-blog-da-engenharia
Abaixo colocaremos algumas sugestões para que você consiga um identificar um funcionário improdutivo em sua empresa ou startup e, além disso, descobrir como ajudá-lo a melhorar o desempenho, trazendo resultados para ele, para você e para seu negócio. Confira:
Mais desculpas do que resultados – As pessoas produtivas dão um jeito de fazer as coisas acontecerem, diferentemente daquelas que não fazem e procuram desculpas, culpam os outros ou, simplesmente, deixam passar. Essa é a grande diferença entre os profissionais.
Tendência a ser medroso – O funcionário improdutivo é muito medroso. Geralmente, ele tem o hábito de dizer que não realizou determinada tarefa por conta de inúmeros problemas ou que achou melhor fazer diferente. No entanto, em grande parte das vezes, esse medo é um perfeccionismo, uma forma de não querer errar, o que prejudica a produtividade. Por isso, é papel do líder definir o caminho que o profissional deve seguir (às vezes esse medo surge porque o gestor não ajuda a criar confiança).
como-identificar-funcionário-improdutivo-blog-da-engenharia
 
Faz hora extra muitas vezes – O profissional que não consegue realizar suas atividades no horário de expediente acaba fazendo hora extra. No entanto, existe uma linha tênue entre a falta de horas e a falta de produtividade. A recomendação é fazer uma análise básica de quanto tempo você demoraria para realizar determinado trabalho, acrescentar mais 30% ao tempo total e avaliar se o profissional está dentro dessa linha base.
Converse e encoraje a melhora – Ao entender os pontos que levam o profissional à improdutividade, chame para uma conversa e dê argumentos para ele performar melhor no ambiente de trabalho. Entenda que é preciso dar mais confiança, delegar melhor as tarefas e deixar claro como as coisas devem acontecer.
funcionário-produtivo-blog-da-engenharia
Dê um treinamento de produtividade – Essa é uma iniciativa que ajudará o profissional a criar um modelo produtivo. Um curso de produtividade poderá ajudar a mostrar ao profissional como é possível tornar todas as tarefas viáveis e, consequentemente, resultará em uma melhora na execução diária.
Dê chances para essa pessoa – Antes de desligar o profissional da equipe, converse com ele uma, duas, três vezes. Podemos chamar isso de regra tríade da admissão e da demissão: quando a pessoa tem muitos problemas, dê três feedbacks. Caso isso não resolva, aí sim é hora de demitir. Essa é uma ação importante para não prejudicar os demais, pois, ao manter um funcionário que não apresenta resultados eficientes, você favorece aquele que não é produtivo e desamina os bons profissionais.
funcionário-mais-produtivo-blog-da-engenharia
Essas são apenas algumas dicas para avaliar se há algum profissional com essa dificuldade de trabalho. Elas te ajudarão a enxergar que não é preciso conviver com isso, mas sim que é possível modificar a situação. Claro que as estratégias variam de pessoa para pessoa e o assunto é complexo, mas não deixa de ser muito importante conhecer qual é a real produtividade em sua equipe e evitar que a ineficiência de um funcionário prejudique o quadro todo.
E então, você concorda com as dicas de como identificar um funcionário improdutivo?
Fonte: Christian Barbosa / Fotos: Shutterstock

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários