Algumas pessoas afirmam que a Engenharia é responsável por trazer o desenvolvimento para um país. E você, acredita nisso? Bom, talvez não precisasse nem te lembrar da importância das ciências no mundo, mas vou fazer assim mesmo! É claro que, quando cito isso, me refiro à própria Engenharia e a todas as áreas profissionais afins!
O trabalho dos engenheiros está presente em diversos setores e impacta outros mais. Esses criativos estão por trás, por exemplo, da elaboração e execução de projetos de carros, ônibus, vias públicas, tratamento de água, distribuição de energia e internet, confecção de roupas, fabricação de alimentos, entre outros. E tenho certeza de que você já consumiu e se beneficiou de um ou de estes produtos e serviços, não é mesmo? Por isso é que não tenho medo de afirmar que a Engenharia tem, sim, um papel fundamental no auxílio e na transformação das sociedades. Vamos conversar mais sobre isso? Continue acompanhando este post!
O que é considerado 'Engenharia Social'?
É curioso pesquisar na internet o termo 'Engenharia Social'. Diferente do que esperava, a explicação encontrada é que se trata de uma Engenharia de combate ao crime virtual, criando mecanismos para desativar a quebra de dados confidenciais, vírus de computador, links infectados compartilhados em dispositivos eletrônicos, e mais. Ops, não era bem esse o foco da nossa conversa, não é mesmo?
Não, eu queria citar outra Engenharia, aquela pela qual sempre senti mais admiração - não que combater crimes virtuais seja algo desnecessário, ainda mais se pensarmos no uso que tantos fazem hoje das novas tecnologias. Refiro-me aos trabalhos dedicados a melhorar comunidades, a transformar vidas e até relações entre pessoas. Sabe aquela hashtag que o 360 sempre compartilha, defendendo que #engenhariatransforma? Isso mesmo! As engenharias feitas por engenheiros e aspirantes a engenheiros; por aqueles que desejam mudar o mundo a partir de atos simples, porém grandiosos e até generosos. É dessa engenharia de que falo!
Qual o papel dos engenheiros no mundo atual?
Vamos lá, quero te ajudar a entender o quanto o conhecimento científico pode melhorar o nosso país. Por exemplo, sabe qual a aplicação prática das engenharias? Bem, para começar, elas são indispensáveis para a construção da infraestrutura do nosso país. Quer mais? Na melhora constante dos serviços que todas as empresas prestam a nós, a sociedade. E tem vários problemas - seja de educação, saúde, economia, natureza e além - que são resolvidos com ajuda das engenharias - juntamente de profissionais parceiros, como os arquitetos.
Se o trabalho realizado é para o nosso bem-estar, pode ter certeza de que tem a participação de um engenheiro!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Capacidades profissionais
Engenharia Civil
Claro que se falei de infraestrutura, corre o risco de você ter pensado primeiro nos engenheiros civis. Sim, eles são personagens importantes dessa história! Podem nos ajudar a escolher terrenos, avaliar as condições do solo, apontar materiais adequados para uma obra e mão de obra certa para um empreendimento. Sempre vão avaliar custo benefício, sem esquecer certamente dos impactos ambientais. E sabe o que ele pode nos ajudar a construir? Hospitais, escolas, portos, túneis, pontes, barragens, aeroportos e mais, muito mais!
Engenharia Elétrica
Aliás, sabe os engenheiros elétricos? São bons amigos dos engenheiros civis e de tantos outros. O trabalho deles é bem abrangente. Desde cuidar de circuitos eletrônicos à geração, transmissão e distribuição de energia. Ah, e sabemos que eletricidade é algo indispensável para nós nos dias de hoje, tornando nossa vivência mais dinâmica, conectada e interativa. E muitos países, como o Brasil, estão em crise por conta justamente de problemas de produção desse recurso. Mas, se apostarmos no conhecimento desses profissionais técnicos, não tem erro, sei que seguiremos para um futuro melhor!
Engenharia de Produção
E quanto aos engenheiros de produção? Saiba que eles possuem conhecimento até em administração de empresas, economia e recursos humanos. Como já se pode imaginar, são capazes de garantir a qualidade das produções, o desenvolvimento de diferentes produtos e, óbvio, o ecossistema. Começarão estudando a sociedade, avaliando as necessidades da população. E, de forma inovadora e criativa, vão propor formas de fabricação de produtos, organização de atividades financeiras, logística e comerciais; além disso, estratégias para obtenção da melhor - e mais em conta - mão de obra, equipamentos e matérias primas.
Engenharia de Computação
Já quando o que precisamos é de alguém que nos ajude a acompanhar a modernização e o avanço acelerado das tecnologias - como de computação -, sabe quem devemos chamar? Os formados em Engenharia da Computação, de Software, Inovação e Mecatrônica. O que eles fazem pode facilitar como nada igual às nossas atividades pessoais e profissionais. E o rendimento nos leva a quê mesmo? Sim, ao desenvolvimento! Mas não um desenvolvimento qualquer, onde o crescimento é desmedido. É com organização, com previsão de novas fases de crescimento, aumento de produção, diminuição de custos fixos, e até redução da dependência geral de engenheiros específicos de cada área em determinado momento.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
De que o Brasil necessita?
É óbvio que o nosso emergente Brasil precisa de uma mudança social drástica. Isso vale ter mais investimentos destinados a pesquisas científicas. Afinal, ciência é necessário se queremos alimentos de qualidade no prato, bons calçados no pé, computadores mais ágeis para estudarmos, carros que nos levem mais longe com menos combustíveis, previsões do tempo mais garantidas para os nossos passeios, móveis mais resistentes e duradouros para casa, e mais. E se queremos ter engenheiros trabalhando por nós, precisamos que o país forme mais profissionais, ou seja, abra mais vagas em cursos, estágios e trainees de Engenharia.
Enfim, vou inverter a minha pergunta inicial, qual o seu papel para apoiar o trabalho da Engenharia pela nossa sociedade? Escreva nos comentários!
Veja Também: A responsabilidade social da Engenharia, Arquitetura e Design, com Lufe Gomes
Fontes: Sociedade de Engenharia RS.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.