O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, CONFEA, tem um lindo edifício sede administrativo na Capital Federal.
A obra, inaugurada em 2010, é reconhecida por especialistas como uma das melhores obras de Engenharia e Arquitetura de Brasília, símbolo de compromisso com a sustentabilidade e eficiência energética, e de como a engenhosidade e a criatividade podem gerar soluções inovadoras e inspiradoras. Confira mais no texto a seguir, do Engenharia 360!
Principais características de design da sede do CONFEA em Brasília
A Engenharia e Arquitetura da sede do CONFEA em Brasília impressiona. Sua fachada é bastante imponente e o design bem funcional. São cinco pavimentos, incluindo a cobertura, e três subsolos de garagem.
Nos andares-tipo, a planta é livre, sem a presença de pilares internos, o que permite uma organização de escritório versátil e adaptável, com amplitude e fluidez, atendendo perfeitamente às necessidades presentes e futuras da instituição, com direito a áreas de convivência e lazer.
Quanto à estrutura da sede do CONFEA, fez-se uso de um modelo misto, com concreto e aço, o que permitiu a construção de vãos livres de 22,5 metros. Os tramos metálicos centrais são apoiados em estruturas de concreto, enquanto os tirantes ancorados nas paredes laterais asseguram a contenção lateral dos subsolos, tendo, assim, a estabilidade necessária para o sistema. Para completar, uma membrana têxtil perfurada protege o edifício do sol e contribui para a eficiência energética.
Integração urbana e paisagismo
Esse projeto do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia também é um bom exemplo de arquitetura urbana. O mesmo se destaca pela integração com o entorno. Para começar, as avenidas W3 e W2 próximas foram integradas através de galerias periféricas no térreo da sede do CONFEA, criando um espaço público convidativo e seguro.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Para completar o projeto de paisagismo, foi construída uma pequena praça com espelho d'água ao redor, em conexão à sede antiga e visando amenizar o clima seco no local.
Reconhecimento e certificações
O projeto do edifício sede do CONFEA em Brasília foi, quando desenvolvido, uma espécie de plano teste para a aplicação de normas de edificações sustentáveis do INMETRO. Inclusive, a proposta chegou a receber a etiqueta "C" pelo 'Projetos e Construções Elétricas' (Procel). Sendo que um dos pontos mais elogiados foi a fachada verde.
O desafio da sustentabilidade no projeto do edifício do CONFEA
Os arquitetos Pedro Paulo de Melo Saraiva, Pedro de Melo Saraiva e Fernando de Magalhães Mendonça, do PPMS Arquitetos Associados, autores do projeto do edifício do CONFEA, tinham em mente a criação de uma obra fora dos limites convencionais, com o mínimo de impacto ambiental. A intenção era refletir os valores da Engenharia na sede do conselho que representa a profissão, incentivando eficiência energética e uso responsável dos recursos naturais.
Já na fachada, pode-se ver uma tela verde, que proporciona uma estética única ao prédio, além de filtrar os raios solares, regulando a temperatura interna de forma natural. Fora isso, muitos outros mecanismos de eficiência energética foram incorporados ao projeto. Por exemplo, sistema de reaproveitamento de água da chuva e reuso em descargas e lavagem de áreas externas. Tudo isso coloca esse exemplar de Engenharia e Arquitetura na vanguarda da sustentabilidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Enfim, o edifício sede do CONFEA, em concreto e aço, com altos padrões de sustentabilidade incorporados, é um bom exemplo de como a Engenharia e Arquitetura podem ser mais verdes e inteligentes. Certamente, um bom modelo a ser seguido pelas gerações futuras.
Veja Também:
Fontes: Galeria da Arquitetura, ArchDaily, Revista Projeto.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.